Cidadeverde.com

No PI, ministro Gilmar Mendes evita falar do bate-boca no STJ

Imprimir
Em sua terceira visita ao Piauí em seis meses, o ministro Gilmar Mendes, presidente do STJ e do Conselho Nacional de Justiça, comentou o bate-boca que teve com o ministro Joaquim Barbosa na semana passada. Para ele, esse é um assunto superado.
 
Fotos: Fábio Lima/CidadeVerde.com
 
O ministro disse ainda que não há crise no Superior Tribunal de Justiça e que não fala mais no assunto. Seguindo a entrevista que concedeu aos jornalistas na ianuguração da Casa da Justiça e Cidadania de Teresina, Mendes declarou que encontrou no Piauí o apoio necessário para a instalação de projetos que trabalhem a cidadania e a inclusão.

“É a terceira vez que venho ao Piauí nesses seis meses. Tenho vindo mais aqui que no meu estado, o Mato Grosso. Isso já provoca até suspeita porque eu estaria tão dedicado ao Estado”, brincou o ministro durante seu discurso na inauguração da Casa de Justiça e Cidadania de Teresina, no antigo prédio da Justiça Federal. Ele também visitou o Núcleo de Advocacia Voluntária. Na casa passam a funcionar também a Biblioteca Física e Virtual e também foi inaugurada uma exposição fotográfica em homenagem ao Supremo Tribunal Federal.

O modelo da Casa, de acordo com o ministro, foi inspirada na Escola Superior do Povo, na Alemanha, e será modelo para o resto do país. “O Piauí está dando exemplo para o Brasil de como é possível avançar. Essa iniciativa será modelo para o país”, ressaltou.

Mendes falou também da empregabilidade dos recursos para realizar um pouco de justiça social e ampliar a prestação de serviços.
 

Ele disse ainda que existem 17 milhões de processos em tramitação no Brasil e o Piauí participa ativamente do esforço para a diminuição desse número. A meta é julgar até o fim de 2009 todos os processos ajuizados até 31/12/2005.

O prefeito Sílvio Mendes agradeceu ao ministro a “oportunidade que a cidade está tendo de receber um dos presentes mais importantes de sua história”, referindo-se à Casa de Justiça e Cidadania, onde 16 instituições são parceiras na prestação de serviços.

Estavam presentes na solenidade de inauguração o vice-prefeito Elmano Férrer; o presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, Cinéas Santos; o presidente da Câmara de Vereadores de Teresina, Renato Berger; o presidente do TRF 1ª Região, desembargador Jirair Aram Meguerian; o secretário de Finanças, Felipe Mendes; o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Themístocles Filho; e várias outras autoridades municipais e estaduais.

A programação do ministro em Teresina segue com uma solenidade no Tribunal de Justiça, onde o ministro encerra as atividades do Programa Integrar (anteriormente denominado Grupo Volante). Logo após ele participa de almoço com autoridades.

Flash de Fábio Lima (direto da Casa de Justiça e Cidadania)
Redação de Leilane Nunes

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: