Cidadeverde.com

MP denuncia advogado Marcus Nogueira por homicídio qualificado em acidente

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

O advogado Marcus Vinicius Nogueira, envolvido em um acidente de trânsito que matou uma pessoa e deixou outras três feridas em dezembro de 2021, foi denunciado pelo Ministério Público do Piauí na última terça-feira (10). Na denúncia constam os crimes de homicídio e tentativa de homicídio, ambos qualificados, e o de tentativa de evasão do local do acidente. 

Na denúncia os promotores Márcio Giorgi Carcará Rocha, Silas Sereno Lopes e João Malato Neto, que constituem a comissão responsável pela elaboração da peça, defendem o julgamento do réu perante o Tribunal do Júri. Na avaliação deles, o advogado agiu com dolo eventual ao assumir o risco de causar a morte de pessoas. 

“Consideradas as particularidades do evento em análise, especialmente a manifesta alcoolemia acentuada do acusado, associada à condução de veículo em alta velocidade e a desobediência à sinalização semafórica, têm-se, de maneira indubitável, a configuração de uma ação dolosa”, diz a denúncia.

O acidente aconteceu na noite do dia 02 de dezembro do ano passado. Segundo a denúncia, Marcos Vinicius estava em seu carro quando avançou o sinal vermelho no cruzamento das avenidas Avenidas Higino Cunha e Odilon Araújo, no bairro Piçarra, zona Sul de Teresina, e colidiu em um outro veículo com três ocupantes, uma delas um bebê de apenas dois meses de idade na ocasião. 

Além da morte do condutor do segundo veículo, o senhor Raimundo Nonato da Silva Oliveira, 53 anos, a colisão deixou gravemente ferida sua filha, Aline Alves, e sua neta, a bebê Laura Sofia, que passou quase um mês internada em uma UTI do Hospital de Urgência de Teresina (HUT)

O advogado chegou a ser preso em flagrante, mas foi liberado no dia seguinte após pagar uma fiança de R$ 15 mil. A Justiça determinou uso de tornozeleira eletrônica e o cumprimento de medidas cautelares

Na noite de 13 de dezembro, a perícia do Instituto de Criminalística realizou a reconstituição do acidente. Participaram dos trabalhos equipes da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e Polícia Civil.

De acordo com as apurações do Ministério Público, Marcus Vinicius foi o responsável pela colisão. Em imagens das câmeras de segurança de um estabelecimento comercial, o advogado aparece ingerindo bebida alcoólica momentos antes do acidente. 

Ele também teria desconsiderado apelos de amigos e assumido a direção de seu veículo, conduzindo-o em velocidade elevada. Após desobedecer à sinalização semafórica no cruzamento das vias, atingindo o outro carro e causando a morte de uma pessoa e ferindo outras duas. 

Ainda de acordo com as evidências reunidas durante a investigação, o réu teria deixado de prestar socorro às vítimas e tentou empreender fuga do local, mas foi contido por populares. Com a chegada da Polícia Militar, o acusado se recusou a fazer o teste de alcoolemia (bafômetro), mesmo apresentando sinais de embriaguez.

Fotos enviadas por Whatsapp

Para os promotores, os crimes de homicídio e tentativa de homicídio foram qualificados pelo uso de recurso que tornou impossível a defesa das vítimas e pelo perigo comum provocado, já que o denunciado colocou em risco direto as vidas de todas as pessoas que transitavam pelas proximidades. Os representantes do Ministério Público indicam também o emprego de meio cruel, pois o réu teria agido com “padrões de brutalidade acima do comum, aumentando desnecessariamente o já intenso sofrimento das vítimas sobreviventes”.

Além do recebimento da denúncia, o Ministério Público requer ao Poder Judiciário a fixação de indenizações no montante de R$ 726 mil, a título de reparação mínima, em favor das vítimas sobreviventes, quando da eventual sentença condenatória.

Ao receber a denúncia, o Judiciário deverá citar o réu para que responda à acusação no prazo de 10 dias.

Breno Moreno (Com informações do Ministério Público)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais