Cidadeverde.com
Vida Saudável

Decreto que obriga uso de máscara em hospitais de Teresina será publicado nesta segunda (13)

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com 

O novo decreto da Prefeitura de Teresina, que determina a obrigatoriedade do uso de máscaras em hospitais e recomenda o item de proteção em locais de aglomeração, vai ser publicado nesta segunda-feira, no Diário Oficial do Município. As novas regras foram estabelecidas na última sexta-feira, durante reunião do Comitê de Operações Emergenciais (COE), para avaliar o cenário da covid-19 na capital. 

Para justificar as mudanças o COE informou que houve aumento de 385% dos casos confirmados de Covid nos últimos dias em Teresina e aumento da positividade nos testes antígenos. Apesar da infectividade estar alta, são poucos os internados e os casos considerados graves. A internação na cidade caiu 55%.

“Teresina teve um aumento expressivo de casos de Covid nos últimos dias. Resolvemos solicitar que a prefeitura emita um decreto para a obrigatoriedade do uso de máscara em todos os estabelecimentos de saúde. Recomendamos para as pessoas a atualização do cartão vacinal, para que elas tomem a terceira e quarta dose da vacina contra a Covid”, afirmou o médico Walfrido Salmito, durante a reunião. 

Além das novas regras de uso da máscara, o novo decreto também deve contar com um protocolo de conduta específico para os profissionais que atuam no setor de saúde. O documento, segundo o presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, vai trazer orientações sobre como se comportar no ambiente hospitalar e relacionados aos atendimentos e uso de Equipamentos de Proteção Individual. 

O protocolo direcionado aos profissionais de saúde vai contar também com informações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

Natanael Souza
[email protected]

Imprimir