Cidadeverde.com

Desafio Teresina Entre Rios: evento acontece domingo (26) na zona Norte

Imprimir

Foto:Divulgação/Azimute

Neste domingo, 26 de junho, acontece o 1º Desafio Teresina Entre Rios, evento que vai reunir natureza, esporte, lazer e cultura, tendo como protagonistas os dois rios que banham a Capital: Poti e Parnaíba. O evento é marcado por um passeio não competitivo com caiaques e canoas pelo rio Poti, no trecho que vai da Ponte JK até o Encontro dos Rios, de 15 km, além de apresentações musicais e uma feirinha de artesanato no Parque Encontro dos Rios.

Luciano Uchôa, idealizador do projeto, afirmou que a proposta tem como objetivo principal chamar atenção dos teresinenses, para que possam repensar os modos de relação com os dois imponentes rios que abraçam a cidade. 

Segundo ele, somente através de atividades de práticas esportivas e culturais envolvendo esses rios, pautadas na sustentabilidade, poderá haver uma mudança de consciência.

 “O fomento das práticas esportivas e culturais nos rios, possibilitando este contato com suas águas, sendo necessário ainda uma ação efetiva de limpeza destes canais, tem o impacto de estimular o uso sustentável destes rios. Portanto, o Desafio Teresina Entre Rios vem para fazer algo inusitado nos rios que banham a capital do Piauí”, afirmou Luciano Uchôa.

Desafio de remo

Luciano Uchôa explicou que o passeio pelo rio, onde serão permitidos apenas caiaques e canoas, inicia às 8h30 e vai partir da arena de largada sob a Ponte Juscelino Kubitschek no Rio Poti. Para participar, é necessário fazer uma inscrição prévia, mediante pagamento de uma taxa, cujo valor será revertido na compra de cestas básicas para comunidades ribeirinhas. Todas as informações podem ser conferidas no site do evento.

As pessoas poderão remar na modalidade solo ou em caiaques duplos, ficando cada participante responsável por levarem seus equipamentos, incluindo coletes salva-vidas em perfeito estado de conservação. A organização do evento também fará uma vistoria minuciosa antes da largada e, caso se verifique condições desapropriadas no equipamento de algum participante, ele não poderá entrar na água.

Também será solicitado comprovante de vacinação contra a covid-19, sendo necessário, no mínimo, a imunização com as duas primeiras doses.

Cultura

Durante todo o trajeto haverá apresentações musicais de vários artistas. Para os que não forem participar do desafio na modalidade remo ou canoa de pescador ribeirinho, foi montada toda uma programação no Parque Encontro dos Rios, com shows musicais e feira de artesanato durante toda a manhã, até a chegada das embarcações, quando será realizada a entrega simbólica de medalhas a todos os que fizeram o percurso. A feirinha contará com a participação da cervejaria artesanal Dois Rios.

Vão subir ao palco do Encontro dos Rios: Sandro Haick & Lulinha Alencar, Morada Piauí, Miriam Eduardo & Ana Júlia, Forró do Maestro & Gonzaga Lu, e Teófilo Lima.

Veja o horário de apresentação dos artistas:

9h – Grupo de Bumba meu Boi “Dominador do Sertão”
11h – Club do Jazz e Miriam Eduardo 
12h – Sandro Haick e Lulinha Alencar 
13h – Forró do Maestro 
14h30 – Teófilo Lima 
16h – As Fulô do sertão

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais