Cidadeverde.com

Concurso dos cartórios deverá ser homologado até outubro, diz presidente do TJ

Imprimir

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com 


O presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador José Ribamar Oliveira, informou nesta quinta-feira (14) que o concurso dos cartórios deverá ser homologado nos próximos três meses. O concurso já dura nove anos, devido a judicialização dos candidatos. 

“Acreditamos que não haverá embargos, apesar de ser um recurso possível. Acredito que não seja levado à frente de modo que este ano, até o final de outubro, nós daremos posse aos novos tabeliães”, afirmou o desembargador. 

O presidente do Tribunal pontuou ainda que o TJPI já publicou recentemente a lista provisória, que pode se tornar definitiva, porque recentemente o Supremo Tribunal Federal julgou o último recurso que tratava dos embargos.

O concurso dos cartórios ocorreu no ano de 2013. No total, os candidatos concorreram a 239 vagas para unidades extrajudiciais do Tribunal de Justiça do Piauí. A seleção teve 1.756 inscritos de todo o país, entre juízes e procuradores aposentados.

TJ recorreu ao CNJ

Em fevereiro deste ano, o Tribunal de Justiça do Piauí recorreu ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para agilizar a conclusão do concurso dos cartórios no Piauí. 

A manifestação do órgão ocorreu após a banca organizadora, o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB), solicitar um prazo de até 150 dias para dar andamento ao certame, realizado há quase nove anos e ainda sem homologação do resultado final. 

Em outra oportunidade, o presidente do Tribunal alegou ao Cidadeverde.com que o motivo dos entraves para a conclusão do concurso dos cartórios são as recorrentes judicializações feitas pelos próprios candidatos ao certame. 

 


Nataniel Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais