Cidadeverde.com
Geral

Cruzamento das avenidas Miguel Rosa e Frei Serafim fica interditado até terça (16)

Imprimir

Fotos Ascom/Semplan

O cruzamento das avenidas Miguel Rosa e Frei Serafim, no centro de Teresina, fica parcialmente interditado deste sábado (13) até a próxima terça-feira (16). O bloqueio é necessário para a complementação dos trabalhos de campo para o projeto de rebaixamento da avenida Miguel Rosa, no cruzamento com a avenida Frei Serafim, já realizados parcialmente. 

Em quatro pontos, as equipes já fizeram a sondagem do solo e continuarão os trabalhos com maquinários de topografia, além do levantamento topográfico realizado com drones, que possibilita o mapeamento de grandes áreas em curto espaço de tempo.Os trechos interditados da avenida Miguel Rosa serão entre a avenida Frei Serafim e as ruas São Pedro e Coelho Rodrigues. A escolha do período para o serviço se dá pela diminuição do fluxo de veículos na área, diante do feriado de aniversário de Teresina, no próximo dia 16. 

“Essa é uma obra grande e com necessidade de estudo de solo e detalhamento de dados para o projeto para definirmos o melhor método de execução e os materiais a serem utilizados. O cronograma inclui, além da primeira etapa de sondagem realizada no último sábado, dia 6, esta nova etapa de estudo e escavação das estruturas subterrâneas no entroncamento. Além de uma última etapa para conclusão, que deve ser realizada ainda este mês no trecho interditado”, explica Márcia Muniz, engenheira responsável, vinculada a secretaria municipal de Planejamento.

De acordo com a localização da máquina de perfuração do solo, a interdição deverá ser parcial ou totalmente em uma faixa das vias.

A gerente de Operações e Fiscalização de Trânsito da Strans, Carla Sales, orienta que os motoristas busquem rotas alternativas durante o período de interdição. A avenida Frei Serafim, no cruzamento com a avenida Miguel Rosa, estará liberada parcialmente ao fluxo de veículos, sendo apenas uma das faixas interditadas neste trecho.

“Os agentes de trânsito da Strans estarão no trecho interditado para auxiliar os motoristas e pedestres e garantir a fluidez no trânsito em uma via de grande fluxo de veículos e pedestres. Pedimos a compreensão da população neste momento”, ressalta a gerente.

ROTAS ALTERNATIVAS

No sentido Oeste/Leste a rua São Pedro e a avenida Marechal Castelo Branco;

Na avenida Miguel Rosa, no sentido Norte/Sul a orientação é seguir pela rua da Capela do Exército e em seguida acesse a rua 19 de Novembro.


PROJETO DE REBAIXAMENTO

O projeto de rebaixamento da avenida Miguel Rosa é uma obra necessária para desafogar o trânsito da região e melhorar as questões de mobilidade. Entre outros benefícios, o projeto contará com uma integração com o patrimônio histórico; otimização da segurança no trânsito; atratividade para pedestres e ciclistas, bem como melhorias de acessibilidade na área.

“É um projeto discutido ainda na campanha do prefeito Dr Pessoa e que já damos o pontapé inicial com a sondagem do solo. Estamos trabalhando para que esse projeto seja licitado e começado o mais breve possível”, explicou João Henrique Sousa, secretário de Planejamento.

Ainda no início deste mês de agosto, o prefeito Dr Pessoa assinou contrato para operação de crédito, junto ao Banco do Brasil (BB), no valor de R$ 500 milhões. Os recursos serão investidos em ações de diversas áreas da administração, como infraestrutura, saneamento básico, drenagem e mobilidade urbana. O empréstimo será usado pelo programa “Cidade Integrada com o Povo”. Sobre as obras incluídas nesse pacote de recursos, está o rebaixamento da avenida Miguel Rosa.

Da Redação
[email protected]

Imprimir