Cidadeverde.com
Política

Denúncias de propaganda irregular no TRE já ultrapassam as da eleições de 2018

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde

O número de denúncias de propaganda irregular no início da campanha eleitoral já superou todo o quantitativo registrado nas eleições estaduais de 2018 no Piauí. 

Segundo informações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), 157 processos já foram distribuídos no TJE-PI de janeiro a agosto deste ano. Em 2018, no total, foram 138 janeiro a dezembro. São 19 denúncias a mais do que as feitas em todo o ano de 2018. 

As principais denúncias realizadas neste ano estão relacionadas a abusos e condutas vedadas em relação à divulgação em veículos de comunicação, redes sociais e campanha na rua. Chamou atenção que apareceu em meio às irregularidades neste ano o uso indevido do impulsionamento de publicações nas redes sociais. 

O procurador Regional Eleitoral, Marco Túlio Lustosa Caminha, afirmou que as situações vedadas podem levar a impugnação dos candidatos, além de serem passíveis de aplicação de multas. 

Foto: Paula Sampaio/Cidadeverde

“Sabemos que a propaganda eleitoral iniciou em 16 de agosto e estamos atentos às inúmeras possibilidades de propaganda eleitoral, bem como as inúmeras situações que não são permitidas”, destacou. 

O procurador adiantou que o MPE terá uma atenção prioritária para as redes sociais de candidatos, especialmente, na divulgação das chamadas “fake news” (informações falsas). Marco Túlio confirmou que reconhece a importância que as plataformas ganharam no pleito desde eleições de 2018 e classificou como grave a divulgação de inverdades. 

“Daremos uma atenção especial as redes sociais, pois sabemos que de um tempo para cá elas criaram uma importância para a campanha e também é onde ocorrem situações gravíssimas de informações falsas ou descontextualizadas, misturadas, com parte verdadeira e parte falsa, o que dá uma credibilidade a mentira, e isso é muito grave”, disse. 


Paula Sampaio 
[email protected]

Imprimir