Cidadeverde.com

Assis afirma: "Não circula no Piauí o vírus da gripe suína"

Imprimir
O secretário Estadual de Saúde, Assis Carvalho, afirmou que o vírus influenza A (H1N1) não está circulando no Piauí. Uma jovem de 18 anos,  que fazia intercâmbio nos Estados Unidos na última sexta-feira apresentou fortes dores de garganta e é a única pessoa que está sendo monitorada por uma equipe do Hospital de Doenças Tropicais Natan Portela com suspeita de gripe suína.
 

“Eu afirmo sem medo de errar que essa menina não está com o vírus influenza A porque ela não apresentou todos os sintomas característicos [febre e dores nas articulações]. Ela está sendo monitorada pelo simples fato de ter vindo dos Estados Unidos”, afirmou.
Ela foi atendida ontem às 14h no Natan Portela para colher amostra para exames, após passar por uma clínica, e foi liberada. Mesmo assim ela está sob cuidados especiais. Ela e a família estão usando equipamentos de proteção individual (máscaras e luvas) e foram orientadas a terem cuidado maior com a higiene. A família está recebendo orientação e visita permanente de técnicos do Natan Portela até que o resultado do exame saia, o que deve acontecer até segunda-feira.
 
A jovem estava há seis meses na Pensilvânia em intercâmbio escolar. Os exames foram enviados para o laboratório Adolfo Ludes, em São Paulo.
 
O Ministério da Saúde já enviou 20 doses do medicamento tamiflur, usado no tratamento da doença.
 
Sesapi nega segundo caso
O boato de que um homem de 25 anos esteja sendo monitorado foi negado pela Secretaria de Saúde. O que aconteceu foi que o rapaz entrou em contato direto com um amigo que havia chegado há 15 dias do Canadá e por precaução teria procurado o médico. Mas foi descartada a possibilidade dele estar infectado porque não estaria com nenhum sintoma.
 
O Ministério da Saúde determinou que somente o secretário estadual tem autorização para dar informações sobre o assunto.
 
Flash de Caroline Oliveira
Redação de Leilane Nunes
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: