Cidadeverde.com

Sobe para 110 o número de casos notificados da varíola dos macacos no Piauí

Imprimir

Foto: Estadão Conteúdo

Subiu de 92, para 110 o número de casos notificados de varíola dos macacos no estado do Piauí. O estado permanece com 7 casos confirmados, sendo que um caso é considerado provável em Teresina, 48 suspeitos e 54 já foram descartados, segundo o painel epidemiológico Monkeypox da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) desta terça-feira (13). O estado não registrou mortes da doença.

Dos 7 casos que já foram confirmados, 5 são Teresina, 1 de Batalha, e 1 de Parnaíba. Todos são de pessoas do sexo masculino.

Os cinco homens que foram infectados pela varíola dos macacos em Teresina possuem entre 22 e 29 anos. Na capital piauiense já são 48 casos notificados, sendo que 20 já foram descartados, 23 estão em investigação e os cinco confirmados.

Em Parnaíba o paciente infectado tinha 31 anos, esteve em Jericoacoara, no Ceará, e quando voltou para o Piauí começou a sentir os primeiros sintomas de febre, dor de cabeça e lesões pelo corpo. Já o paciente registrado na cidade de Batalha, tem 46 anos, e teve contato com outra pessoa que viajou para o exterior.

Já são 16 municípios com casos suspeitos, são eles: Teresina (25), Parnaíba (3), Cajueiro da Praia (3), Campo Maior (2), Cristino Castro (1), Monsenhor Hipólito (1), Matias Olímpio (1), Buriti dos Lopes (1), Piracuruca (1), Piracuruca (1), Itaueira (1), Morro do Chapéu do Piauí (1), Marcolândia (1), Floriano (1), José de Freitas (1) e Agricolândia (1).

Transmissão 

A principal forma de transmissão da varíola dos macacos é por meio do contato. Esse contato acontece por pele/pele, secreções ou por objetos pessoais do paciente infectado que você tenha contato. Também é possível se infectar por gotículas respiratórias, mas, nestes casos, é preciso um contato longo e próximo com o doente.

Sintomas

Os sintomas iniciais da varíola dos macacos são principalmente dores no corpo, febre, mal-estar e cansaço. Então, a doença evolui para um quadro em que aparecem lesões no corpo em formato de bolhas.

Os sinais e sintomas, em geral, incluem:

  • Erupções cutânea ou lesões de pele
  • Adenomegalia - Linfonodos inchados (ínguas)
  • Febre
  • Dores no corpo
  • Dor de cabeça
  • Calafrio
  • Fraqueza

O intervalo de tempo entre o primeiro contato com o vírus até o início dos sinais e sintomas da monkeypox (período de incubação) é tipicamente de 3 a 16 dias, mas pode chegar a 21 dias.

Após a manifestação de sintomas como erupções na pele, o período em que as crostas desaparecem, a pessoa doente deixa de transmitir o vírus a outras pessoas. As erupções na pele geralmente começam dentro de um a três dias após o início da febre, mas às vezes, podem aparecer antes da febre. As lesões podem ser planas ou levemente elevadas, preenchidas com líquido claro ou amarelado, podendo formar crostas, que secam e caem.

 

Bárbara Rodrigues
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais