Cidadeverde.com

Teresina será sede das finais do Campeonato Brasileiro de Xadrez

Imprimir

Foto: Divulgação 

Teresina vai ser o palco das atenções do xadrez nacional no próximo final de semana. Pela primeira vez, a capital piauense vai sediar as finais do Campeonato Brasileiro de Xadrez Rápido e Blitz de 2022. A competição será nos dias 17 e 18 de setembro e vai definir os campeões que representarão o Brasil no Mundial. O evento é organizado pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) também terá premiações.  


 
"Em 2022 a política da CBX é a de trazer os campeonatos brasileiros para o Nordeste e como o Piauí já tem tradição de realizar grandes eventos, a decisão de fazer em Teresina acabou sendo muito importante para os enxadristas do estado e toda região, além ser próximo dos vizinhos do Norte que deverão prestigiar o evento", explicou o presidente da CBX, Máximo Igor Macedo.

O presidente da Federação Piauiense de Xadrez (FPIX), Luís Carlos Sales, disse que o Campeonato Brasileiro em Teresina contribui para a divulgação e crescimento da modalidade no Piauí. "Sediar as finais do Brasileiro tem uma importância histórica para o xadrez piauiense. É um grande acontecimento exadrístico que contribuirá para divulgar este milenar esporte no Piauí e para os enxadristas piauienses será uma grande oportunidade para poderem avaliar sua força a nível nacional", revelou.

As inscrições continuam abertas e podem ser feitas pelo site da cbx.org.br, até às 9h, do sábado (17), nas categorias Absoluto e Feminino. A abertura oficial do Campeonato Brasileiro está prevista para às 10h. Várias delegações já confirmaram presença, inclusive a piauiense.

O Piauí contará com os quatro melhores atletas que disputaram o Campeonato Regional Nordeste de Xadrez. Destaque para Jeziel do Vale Vieira, da cidade de Coivaras, que ficou em terceiro lugar na classificação geral e primeiro do seu estado, garantindo vaga para a final do Campeonato Brasileiro, em dezembro, no Recife. Também irão compor o time piauiense Gidelson Ferreira, Ítalo André Medeiros Leite, Luís Felipe Furtado Monteiro, além de João Gabriel Alves, vice-campeão brasileiro Sub-18 e outros atletas.

A região Nordeste está sendo contemplada com diversas competições em 2022 pela CBX. No mês de junho, Natal-RN sediou o Campeonato Brasileiro de base, juntamente com o Festival Nacional da Criança e Adolescente. Em agosto, João Pessoa-PB recebeu o Festival Nacional Sênior e a final do Campeonato Brasileiro Absoluto e Feminino está agendada para os meses de novembro e dezembro no Recife-PE. O Brasileiro em Teresina acontece no Hotel Rio Poty. 

 

 

Da redação 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais