Cidadeverde.com

Assaltante armado invade sala na UFPI, faz arrastão e tranca alunos e professora

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

Alunos do 5º período curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí (UFPI) foram vítimas de um arrastão na noite desta quinta-feira (22) dentro de uma sala de aula da instituição. Um criminoso ainda não identificado entrou armado e rendeu os estudantes e a professora.  O homem levou celulares e outros pertences das vítimas. 

O arrastão aconteceu por volta das 20h20, no Centro de Ciências da Educação (CCE). Segundo relatos de estudantes, após roubar os pertences o assaltante trancou a turma na sala e fugiu do local. 

Um aluno que estava na sala no momento do assalto relatou, através das redes sociais, que a turma estava assistindo aula quando o suspeito entrou.  

“A gente achava que ele ia divulgar alguma coisa, algum evento e todo mundo ficou normal. Então, ele disse para todo mundo ficar calado, calmo e abaixar a cabeça. Foi quando a gente se tocou que era um assalto. Ninguém teve reação”, relembrou o estudante.

Após anunciar o assalto, o suspeito pediu para a professora recolher o telefone dos alunos e deixou o local na sequência. 

Segundo a universitária Joyce Florêncio, que também estava na sala no momento do arrastão, o assaltante ficava apontando a arma para os alunos e fazendo ameaças, inclusive de morte. 

 

 

Segundo ela, os alunos só conseguiram sair após o pai de uma das estudantes chegar e, com o auxílio de seguranças privados da UFPI, arrebentar o cadeado utilizado para trancar a turma. 

“Todos ainda estão muito abalados e ninguém da direção procurou a turma para dar uma solução para a insegurança que existe na universidade. É preocupante a gente não poder estudar em paz”, lamentou Joyce. 

A universitária ainda afirmou ao Cidadeverde.com que está muito abalada com toda a situação e que desde ontem não consegue dormir. 

“Já conversamos com o professor que ministra aula hoje e ninguém vai assistir aula. Estamos muito abalados”, relatou Joyce Florêncio. 

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

O que diz a UFPI

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) se manifestou sobre a ocorrência através de uma nota de esclarecimento divulgada na manhã desta sexta-feira (23). No texto, a administração superior da instituição lamenta ocorrido e presta solidariedade aos alunos vítimas do arrasto no Centro de Ciências da Educação (CCE). 

Confira a íntegra da nota: 


A Universidade Federal do Piauí (UFPI) informa que mantém ações permanentes para garantir a segurança da comunidade acadêmica, não medindo esforços nesse sentido. No campus de Teresina, a Coordenadoria de Segurança e Vigilância atua com quase 200 profissionais, entre vigilantes desarmados e armados, efetivos e terceirizados. Em horários de pico, as ações se intensificam com duas viaturas e três motos que fazem rondas no campus.

Além disso, são realizadas rondas frequentes por viaturas da Polícia Militar, parceria sempre valorizada pela atual gestão da Universidade. A limpeza de espaços e vias e a manutenção da iluminação se somam às ações voltadas ao conforto e segurança da comunidade acadêmica.
A UFPI lamenta o ocorrido no Centro de Ciências da Educação (CCE) e se solidariza com seus professores, estudantes e servidores técnico-administrativos, ao tempo em que reafirma o compromisso em permanecer atuando em prol do bem-estar de seus públicos.

Nesse sentido, providências já estão sendo adotadas, com medidas como: reforço das atividades de segurança no campus; instalação de um número maior de câmeras na Universidade; intensificação no monitoramento das entradas de acesso às unidades de ensino; interlocução com o Governo do Estado e órgãos competentes, a exemplo da Polícia Militar.

Como espaço democrático e sendo o Campus Ministro Petrônio Portella cortado por várias vias de uso público na cidade de Teresina, a UFPI esclarece que as medidas adotadas respeitam esse contexto, valorizando o diálogo com as esferas representativas na Instituição e trabalhando em atuação conjunta com os órgãos do setor de segurança no Estado.

Professores e diretores de Centros da Universidade Federal se reuniram na manhã desta sexta-feira (23) para tratar sobre a ocorrência e planejar um reforço na segurança da universidade. A reunião acontece a portas fechadas. 

 

Flash Nataniel Lima 
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais