Cidadeverde.com

Piauí vacinou 70% do público-alvo contra a poliomielite

Imprimir

Fonte: Reprodução/RNDS

O Piauí vacinou pouco mais de 70% do público alvo contra a poliomielite. De acordo com informações da  Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), cerca de 187 mil crianças entre 1 e 4 anos haviam recebido a aplicação de doses até a manhã da última segunda-feira (10).

O percentual é ainda menor quando considerado apenas Teresina. De acordo com a Fundação Municipal de Teresina (FMS), apenas 54% das crianças menores de cinco anos da capital foram vacinadas contra a poliomielite até esta terça-feira (11).

O percentual piauiense está abaixo da meta nacional de 95% estabelecida pelo Ministério da Saúde, que tem promovido campanhas de vacinação para ampliar a cobertura vacinal contra a doença em todo o país. No Acre e em Roraima, por exemplo, a taxa de cobertura está abaixo dos 30%.

Foto: Erasmo Salomão/MS

A baixa cobertura vacinal observada no Brasil contra a poliomielite nos últimos anos tem preocupado especialistas e infectologistas, que alertam que esse cenário pode provocar a reintrodução do vírus no país.

Na última quinta-feira (9) a Secretaria de Saúde do Pará informou que investiga um caso suspeito de poliomielite, após encontrar o vírus causador da doença nas fezes de uma criança de três de um município do interior.

Breno Moreno
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais