Cidadeverde.com

Governo inicia comemorações dos 200 anos do Piauí

Imprimir

O Governo do Estado inicia, nesta segunda-feira (17), as comemorações dos 200 anos da adesão do Piauí à independência no Brasil – O Dia do Piauí, cuja data é 19 de outubro. A programação conta com cerimônias religiosas e festivas, como a Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença, nas cidades de Teresina e Parnaíba.

Nesta segunda, a programação tem início, às 18h30, com um Culto em Ação de Graças na Igreja de Deus Missionária (Av. Jóquei Clube, 2526, bairro Jóquei Clube), em Teresina.

Na terça-feira (18), em Parnaíba, será realizada a primeira Cerimônia de Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, na área de eventos do Porto das Barcas.

Na quarta-feira (19), ainda em Parnaíba, às 7h30 será realizada a Aposição de Corbelha de Flores no Monumento da Independência e Hasteamento das Bandeiras, na Praça da Graça. Às 8h, na Catedral de Nossa Senhora da Graça, em Parnaíba, acontecerá o Te Deum Laudamus em Ação de Graças.

No mesmo dia, desta vez em Teresina, será realizada, às 17h, a Missa em Ação de Graças, na Catedral de Nossa Senhora das Dores, na Praça Saraiva . E às 17h30, será realizada a segunda Cerimônia de Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, no Theatro 4 de Setembro, em Teresina.

Segundo historiadores, a luta pela independência do Piauí (sob o domínio de Portugal), começou no dia 19 de outubro de 1822, em Parnaíba, pouco mais de 30 dias do grito da Independência do Brasil, em São Paulo. Na época, foi realizada uma solenidade na Câmara Municipal de Parnaíba, no litoral piauiense.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais