Cidadeverde.com

Bairro Cabral receberá apresentação da Orquestra Sinfônica de Teresina

Imprimir

Foto: Ascom FMC

Com o objetivo de oferecer opções culturais e ainda ofertar o melhor da música erudita, a Orquestra Sinfônica de Teresina com todos os seus músicos e os mais variados instrumentos, segue se apresentando em diversos bairros com o Projeto Sinfonia nos Bairros. Sempre gratuito, desta vez o projeto ocorrerá nesta quarta-feira (09), a partir das 19h, na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, no Bairro Cabral, que fica localizado na zona Norte da capital.

De acordo com Ênio Portela, presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, este ano já foram seis comunidades atendidas com o projeto, isso por conta da pandemia do coronavírus que impossibilitou às apresentações que deveriam ter ocorrido no primeiro semestre do ano. O presidente lembra ainda que esse é só um dos projetos desenvolvidos pela orquestra, pois ela atua com outros projetos itinerantes e ainda trabalha na qualificação de novos profissionais, através de cursos oferecidos no Palácio da Música.

“Este ano foi bem produtivo para os profissionais da Orquestra Sinfônica de Teresina, pois além do retorno das apresentações, o prefeito Dr. Pessoa, aumentou os recursos financeiros para a manutenção da orquestra, possibilitando um reajuste no salário dos músicos e ainda garantindo recursos para mais apresentações. São profissionais que merecem nosso apoio e nosso respeito, pois trabalham por amor à cultura, por isso essa gestão tem tido esse olhar com eles”, afirma Ênio Portela.

Segundo o maestro Aurélio Melo, a ideia do projeto é democratizar o acesso à cultura, levando para perto das pessoas a música erudita que ainda é desconhecida da maior parte da população brasileira, isso segundo ele, por conta dos nossos diversos costumes culturais existentes no país. O maestro lembra ainda que por onde passa, a orquestra atrai olhares e novos admiradores, e que eles cumprem um papel cultural e social, ao aproximar a orquestra do povo teresinense.

“Muitos nunca viram e nem ouviram uma orquestra tocar. Para nós tem sido muito gratificante proporcionar oportunidades para que o público conheça o nosso trabalho”, comenta o maestro, enfatizando ainda que o Projeto Orquestra nos Bairros ocorre uma vez por mês.

Para acompanhar a programação cultural desenvolvida pela Prefeitura Municipal de Teresina, basta acessar o site da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, que é o cultura.pmt.pi.gov.br. Nas redes sociais as informações também podem ser consumidas no facebook ou na página @cultura_the no Instagram.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais