Cidadeverde.com

COE discute as novas variantes da Covid-19 e possibilidade de nova onda

Imprimir

Fotos: Ascom/Sesapi

O Comitê de Operações Emergenciais (COE) do Estado do Piauí se reuniu nesta quarta-feira (9) para discutir a possibilidade de uma nova onda de Covid-19 provocada pelas novas variantes que apareceram em território nacional. São duas as novas versões da Ômicron com casos registrados em alguns estados brasileiros: BQ1 e BQ1.1. As novas subvariantes preocupam as autoridades porque ambas possuem um escape vacinal maior.

De acordo com o médico infectologista José Noronha, membro do COE, no momento não há motivo para pânico no estado. O Piauí não tem casos confirmados pelas novas variantes, mas o comitê está vigilante por conta do aumento da positividade do RT-PCR tanto em Teresina, quanto nos demais municípios.

"Diante do atual quadro, a orientação é para o uso de máscaras por idosos, pessoas com comorbidades, nas instituições de saúde e em transportes coletivos", afirmou o médico.

O boletim do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) apontou que a taxa de positividade dos testes de RT-PCR está aumentando no Piauí, mas essa taxa de transmissibilidade ainda está baixo.

"Temos acompanhado o cenário em outros estados, e temos um plano de contingência, que será colocado em prática se necessário", revelou o superintendente de Atenção à Saúde, Herlon Guimarães. Segundo ele, em relação aos óbitos e às solicitações de leito para tratamento da doença, o cenário atual é de estabilidade.

Vacinação

José Noronha afirmou que é importante que a população realize a imunização com aplicação da dose de reforço, a fim de se manter os níveis de proteção contra a Covid. "É  importante que as pessoas completem os ciclos de vacinação, recebendo todas as doses de reforço disponíveis, para cada faixa etária. Os reforços fortalecem a proteção contra o vírus e as variantes delta e ômicron. Com o ciclo vacinal completo e nos prazos recomendados, o nível de proteção aumenta, evitando casos graves", destaca.

Herlon Guimarães também destacou que importante manter a Campanha Nacional de Vacinação contra Covid-19. Iniciada em janeiro de 2021, a campanha segue sendo realizada em todos os municípios do estado. Pessoas com 18 anos ou mais já podem tomar a segunda dose de reforço, conforme orientação do Ministério da Saúde.

Os adolescentes de 12 a 17 anos devem receber a primeira dose de reforço contra a doença. E para as crianças de 3 a 11 anos, a recomendação é a aplicação de duas doses.

 


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais