Cidadeverde.com

Vigia de escola cria lar para animais resgatados em Teresina

Imprimir

O vigia de uma escola, em Teresina, tem mudado a realidade de muitos animais vítimas de abandono na capital. O Lar do Nando, localizado no bairro Santa Maria da Codipi, na Zona Norte, virou o destino de cachorros, gatos e até jumentos descartados por seus tutores nas mais diversas condições. Segundo Fernando Machado, proprietário do local, o final de ano é a época em que os abandonos mais ocorrem.

“A gente que cuida de animais e que está nesta luta diariamente vendo o sofrimento dos animais abandonados, tem percebido agora no final de ano o aumento de animais nas ruas. Isso sufoca o nosso trabalho, que já é voluntário. A gente vê com muita tristeza que as pessoas ainda continuam a tratar animais como objetos”, afirmou o idealizador do projeto em entrevista à TV Cidade Verde.

Quando são resgatados, muitas vezes em condições de saúde degradantes, os animais são levados para o lar onde passam por um tratamento. Quando estão com a saúde reestabelecida são transferidos para outro local, o Recanto do Lar do Nando, onde ficam disponíveis para adoção.

Foto: Cidadeverde.com

“Recentemente, resgatamos animais que estavam amarrados em um matagal com correntes. Foram deixados lá para morrer. Já ontem resgatamos um animal com o focinho decepado. No abrigo eles são tratados e depois vão para o recanto”, explica.

Fernando Machado mantém o Lar do Nando com doações. Por dia são consumidos 75 kg de ração apenas para cachorros. “Em toda Teresina tem animal abandonado, mas ocorre mais na periferia. Sobrevivemos com a ajuda das pessoas. Sem isso a gente não conseguiria. Eu sou vigia de uma escola e minha esposa é professora”, afirma.

A paixão por animais vem desde criança e segue o exemplo do pai. “Meu pai sempre gostou e teve animal em casa. Fui crescendo com essa paixão pelos animais. São vidas. Eles sentem dor, amor e carinho. Temos que proteger”, finalizou.

Quem quiser fazer doações, a chave Pix do Lar do Nando é: [email protected] Já o contato por telefone pode ser feito pelo número (86) 9 95020743.

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais