Cidadeverde.com

Cratera danifica oito casas e devido ao risco duas são demolidas em Teresina

Imprimir
  • WhatsApp_Image_2023-01-03_at_11_29_00.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde
  • WhatsApp_Image_2023-01-03_at_11_29_01.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde
  • WhatsApp_Image_2023-01-03_at_11_29_05.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde
  • WhatsApp_Image_2023-01-03_at_11_45_09.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde
  • WhatsApp_Image_2023-01-03_at_11_45_11.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde
  • WhatsApp_Image_2023-01-03_at_11_45_13.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde
  • WhatsApp_Image_2023-01-03_at_11_45_14.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde
  • WhatsApp_Image_2023-01-03_at_11_45_14_(1).jpeg Renato Andrade/Cidadeverde

Após a demolição de duas casas devido à abertura de uma cratera, a Prefeitura de Teresina iniciou as obras para recuperar a galeria da Vila Cristalina, bairro Água Mineral zona Norte da cidade. Os moradores afetados estão morando de aluguel.

Ao todo, oito casas ficaram danificadas, sendo que duas tiveram que ser derrubadas após a galeria transbordar na semana passada. O local era antigamente um grotão, mas a prefeitura realizou a construção de uma galeria e várias casas acabaram sendo construídas em cima dela. Desde então os moradores enfrentam alguns problemas. Em 2018, uma residência há alguns metros do local chegou a desabar também pelo mesmo problema causado pela galeria. Os moradores foram retirados do local, e hoje, onde havia a casa, existe uma pequena praça.

O eletricista Caio Felipe, de 36 anos, foi um dos afetados e teve a casa demolida para a obra de reconstrução da galeria. Ele morava há 12 anos na residência localizada na Rua São José, com a esposa e as três filhas de 9, 11 e 12 anos. 

No dia 2 de dezembro ele afirmou que apareceu o primeiro problema. "Estavam as minhas três filhas em casa, quando a cratera abriu, mas não aconteceu nada com elas. A Defesa Civil veio e interditou o quintal. Só que na semana passada teve uma chuva muito forte e foi quando a galeria transbordou e destruiu praticamente tudo que a gente tinha. Molhou tudo", afirmou.

Caio Felipe vendo a casa destruída

Depois que os órgãos públicos foram até o local, informaram que a casa dele e a da vizinha ao lado teria que ser derrubada para uma obra na galeria que deve durar dois meses. Ele ainda não sabe se vai retornar ao local.

Caio Felipe afirmou que teve que alugar uma casa próxima ao local. "Depois do que aconteceu, eu aluguei uma casa aqui perto e o pessoal da prefeitura só me disse que iria dar uma ajuda de R$ 300 no aluguel, que eu ainda não recebi, mas não se aluga nem uma kitnet com esse valor. Também deram colchão, cesta básica e material de limpeza. Ainda não nos disseram o que vai acontecer, se vão dar uma casa nova ou se vão reconstruir no mesmo lugar", afirmou.

Ele explicou que a situação está difícil e que não sabe como vai recuperar seus bens. "Não sabemos o que fazer, estou esperando o que o prefeito vai fazer em relação à isso, ele veio aqui e viu a situação. É muito difícil, perdemos praticamente tudo. Estamos aguardando o que a prefeitura vai fazer", destacou.


Saad Norte se manifesta

A Prefeitura de Teresina informou que as duas casas demolidas no local, não poderão ser reerguidas e seus moradores serão incluídos nos programas habitacionais.

Ademar Canabrava, superintendente executivo da Saad Norte, em entrevista à TV Cidade Verde afirmou que a obra deve durar dois meses. "A execução está se iniciando, eles têm que entrar com um maquinário especial para refazer a galeria, para que ela fique reforçada e segura, para que possam reconstruir parte do terreno das casas", informou.

Segundo o superintendente, entre os problemas para o rompimento da galeria, é que muitas casas na região foram construídas em cima da dela, a realização de ligações clandestinas e o lixo que prejudicou o escoamento da água.

" Ao longo do tempo elas foram construídas em cima da galeria, além disso, muitas casas realizam ligações irregulares de esgoto nas galerias, e elas terminam por ceder por causa disso, e também por conta do lixo em excesso", destacou.

 

Uma pequena praça está no local onde uma casa desabou em 2018

 

Bárbara Rodrigues e Christian Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais