Cidadeverde.com

Link por mensagem é o golpe mais comum envolvendo o PIS-Pasep, alerta Caixa

Imprimir

Foto Yala Sena

O PIS/Pasep de 2023 começou a ser pago esta semana e com a liberação de recursos não são raras as tentativas de fraudes. O Cidadeverde.com apurou que golpe mais comum envolvendo o abono salarial é praticado por meio de mensagens de texto. O criminoso envia um SMS solicitando informações pessoais e quando o trabalhador clica no link, literalmente, abre a porta para o criminoso ter acesso ao benefício. 

"Enviam link para o celular do trabalhador e se o trabalhador clicar e fornecer dados, o fraudador tem acesso ao aplicativo e com isso pode utilizar os recursos que estão na conta desse trabalhador. Isso é feito principalmente por SMS, mas acontece também por WhatsApp. Ao receber algo parecido, a orientação é não clicar e apagar", orienta Ivonei Dias, Caixa Econômica Federal no Piauí. 

O abono salarial é voltado para trabalhadores com carteira assinada e servidores públicos que receberam salário mensal médio de até dois salários-mínimos durante o ano-base, trabalharam no mínimo 30 dias e têm cadastro no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, dados referentes ao ano de 2021.

Ele alerta que a Caixa Econômica Federal não envia links por mensagens e, em caso de dúvida, o trabalhador deve buscar os canais oficiais do banco. 


Caí no golpe. E agora?

Ele explica que para ser ressarcido é necessário que a vítima não tenha contribuído para o golpe. 

"Se contribuir pro golpe não é ressarcido. Por exemplo, se a pessoa clicou no link e forneceu a senha, essa pessoa permitiu que o golpe acontecesse. Agora quando é uma fraude que a pessoa vai na Caixa sacar, copia o cartão  ou algo do tipo, a pessoa é ressarcida, pois não contribuiu para que o golpe acontecesse. De toda forma, qualquer beneficiário que se sentir lesado, pode apresentar contestação que será detalhadamente analisada ", explica Dias. 


Dúvidas sobre o abono

Com a mudança recente, o abono salarial passou a ser pago de acordo com os meses trabalhados.

"Quem trabalhou 30 dias em 2021 vai receber R$ 109 e isso vai aumentando de acordo com os meses trabalhados até chegar ao valor do salário mínimo vigente", explica Dias.

O PIS é pago pela Caixa Econômica Federal a trabalhadores de empresas privadas e o Pasep pelo Banco do Brasil a trabalhadores de empresas públicas. 

"Só tem direito trabalhador de empresa com CNPJ. O empregado doméstico que tem carteira assinada e trabalha para uma pessoa física (CPF) não tem direito. Obrigatoriamente tem que ser empregado em uma empresa com CNPJ", frisa. 

Ele acrescenta que os trabalhadores com conta corrente ou poupança na Caixa Econômica Federal recebem automaticamente. 

"Quem não tem, a Caixa abre de forma gratuita, automática, uma poupança social digital e vai creditar esse valor e o trabalhador vai movimentar através do aplicativo Caixa Tem pelo celular. Por esse meio vai poder transferir o dinheiro, pagar conta, comprar em farmácias, supermercados ou na maquininha do cartão de crédito", diz o representante da Caixa.

Os recursos ficam disponíveis ao trabalhador até 28 de dezembro de 2023. "Se não utilizar, o recurso volta pro PIS e ele tem cinco anos pra reclamar e receber", explica Dias.

PAGAMENTO

O pagamento do benefício segue um cronograma de acordo com a data de nascimento. "Só com os nascidos em janeiro e fevereiro são 35 mil trabalhadores, o que representa por mais de R$ 35 milhões, valores que já estão depositados", revela o superintendente de rede da Caixa.

O calendário pode ser consultado nos canais oficiais da Caixa Econômica Federal, no aplicativo Caixa Trabalhador e no portal Gov.br

Graciane Araújo
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais