Cidadeverde.com

Dois aviões vão trazer corpos e sobreviventes da tragédia das chuvas em São Paulo

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

 

O corpo de Ariosvaldo Paes Landim, 46 anos, está previsto para chegar por volta das 17h45 desta quarta-feira (22) no aeroporto de Petrolina (PE). Ariosvaldo é piauiense e morreu durante desmoronamento provocado com as chuvas na cidade de São Sebastião, no litoral norte paulista. Quatro piauienses morreram no desastre e quatro continuam desaparecidos. 

Ariosvaldo Paes Landim morava em São Sebastião, mas é filho da cidade de São Braz. . O corpo de Arisvaldo está sendo trazido com ajuda dos familiares. 

A secretária de Finanças de São Braz, Lidiane Rocha, esclareceu que a família já tinha providenciado o translado de Arisvaldo quando a prefeitura ofereceu ajuda para o deslocamento.

“Demos uma ajuda de custo pequeno com a funerária, mas a família que pagou o deslocamento do corpo”, disse Lidiane. 

A previsão é que o corpo de Ariosvaldo chegue em São Braz hoje à noite. De Petrolina a São Braz são cerca de 340 km. O sepultamento irá acontecer por volta das 9h de quainta-feira.   

Atualizada às 14h45

Dois aviões – um para translado dos corpos dos piauienses mortos na tragédia das chuvas em São Paulo e outro para trazer os sobreviventes – foram providenciados pelo governo do estado. Um dos corpos – de Ariosvaldo Paes Landim – está vindo em avião comercial providenciado pela família. Ariosvaldo será sepultado na cidade de São Braz ( a 553 km de Teresina). 

Hoje (22), decolou, às 12h15, o avião para o translado das famílias piauienses que sobreviveram a tragédia na cidade de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo. O governo do estado contratou uma segunda aeronave em São Paulo para trazer os familiares das vítimas. 

Dos 48 mortos identificados até agora em São Sebastião, quatro deles são piauienses das cidades de São Pedro do Piauí e São Braz que serão sepultados no estado. Cerca de quatro piauienses, de duas famílias do Piauí, continuam desaparecidos. Entre eles, Beatriz Farias Macedo, de 26 anos, que está grávida de três meses e é filha de São Braz e morava em São Sebastião. Um menino de 2 anos, filho de pais piauienses que morreram, sobreviveu e está na UTI no hospital de Caraguatatuba (SP). 

A aeronave - que saiu hoje de Teresina- é do modelo King Air e tem capacidade para seis passageiros e dois tripulantes. 

O avião ainda fará uma parada em Montes Claros (MG) para abastecer e em seguida pousar no aeroporto Campo de Marte, em São Paulo. 

Já os corpos serão trazidos em outro avião, mais conhecido como Cessna Caravan, com capacidade para até 14 pessoas e que pode ser adaptado para transporte de cargas.

O governo está providenciando o translado dos corpos de:

Keyson Raniery Rios Silva (São Pedro do Piauí)
Adriel de Sousa Costa (São Pedro do Piauí)
Maria dos Santos Gomes da Conceição(São Pedro do Piauí)

O corpo de Ariosvaldo Paes Landim – da cidade de São Braz do Piauí está sendo trazido ao Piauí com ajuda dos familiares. A prefeitura deu ajuda de custo com a funerária. Ele vem em avião comercial e está previsto para chegar no final da tarde, desembarcando no aeroporto de Petrolina (PE).  

Os piauienses desaparecidos: 

Beatriz Farias Macedo, de 26 anos (São Braz)
Rafael Nunes de Oliveira - 22 anos (São Pedro)
Adrian José da Conceição Costa - de 11 anos (São Pedro)
Mariely da Cruz da Conceição Costa - (São Pedro) 

 

 

Foto: Ccom

Duas aeronaves vão fazer o translado dos corpos dos piauienses que morreram soterrados na cidade de São Sebastião após as fortes chuvas que caíram nos últimos dias. Outros quatro piauienses ainda estão desaparecidos. Segundo o Governo do Piauí, uma aeronave vai sair de Teresina e outra contratada pelo estado vai sair da cidade de São Paulo. 

As vítimas são dos municípios de São Pedro do Piauí e de São Braz do Piauí, mas estavam morando no litoral paulista. As fortes chuvas que caíram na região causaram desmoronamentos.

A secretária estadual de Defesa Civil, Norma Suely, afirmou que duas aeronaves saíram do Piauí com destino a São Paulo na manhã de hoje. O objetivo é que os corpos cheguem ainda nesta quarta, mas não existe um horário definido, pois a viagem irá depender das condições do tempo.

“Duas aeronaves vão sair hoje para São Paulo. Uma para trazer os corpos e outra para trazer os familiares. Em São Paulo estamos com uma dificuldade em relação ao tempo, então essas aeronaves só podem voar em condições favoráveis. A previsão é que os corpos retornem hoje, mas existe toda a questão do deslocamento até São Sebastião, e ainda vai depender do tempo para que ocorra esse translado, então não sabemos se eles retornam ainda hoje, mas a previsão é que sim”, explicou a secretária.

Norma Suely informou que até o momento foram localizados quatro corpos, mas que familiares informaram que outros quatro estão desaparecidos.

“A informação repassada é que da cidade de São Braz, existe um corpo identificado e um desaparecido, mas a família diz que são dois mortos. Já da família de São Pedro são três pessoas identificadas e três desaparecidas”, informou.

As vítimas são:

São Braz do Piauí: Ariosvaldo Paes Landim, de 46 anos. A prima dele, Beatriz Farias Macedo, de 26 anos, está desaparecida.

Foto: arquivo pessoal

São Pedro do Piauí: Adriel de Sousa Costa, a esposa Maria dos Santos Gomes, e o filho Adrian José da Conceição Costa morreram. A família ainda tem uma filha que está desaparecida e um filho de dois anos que foi socorrido com vida.

Fotos cedidas ao Cidadeverde.com 

Maria dos Santos Gomes (mãe), Alifi Miguel (sobrevivente), Adrian José (irmão) e Adriel de Sousa (pai)

Desde a tragédia, o Governo do Piauí, por meio do gabinete militar, está em contato com o gabinete militar de São Paulo para ajudar no atendimentos dos piauienses.

 


Bárbara Rodrigues e Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais