Cidadeverde.com

Promotora pede que Uespi apresente novo calendário acadêmico em 20 dias

Imprimir

Foto: Divulgação / MPPI

O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) realizou audiência na quinta (16) para tratar da readequação do calendário acadêmico da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), após a revogação do ato normativo que promovia o cancelamento do período 2023.1.

Na audiência, a promotora de Justiça Carmelina Moura, em exercício na 38ª Promotoria de Justiça de Teresina destacou o compromisso do MPPI com a definição de soluções consensuais.

“Acordamos um prazo de 20 dias para que a Comissão com representantes da UESPI, ADCESP/SSIND e DCE, acompanhados pelo Conselho Estadual de Educação, apresente ao MPPI a proposta de calendário acadêmico", explicou Carmelina Moura.

A necessidade de aprimoramento do sistema eletrônico acadêmico de tecnologia da informação utilizado pela UESPI também foi debatida na ocasião.

Representantes da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), do Conselho Estadual de Educação, do Sindicato dos Docentes da UESPI(ADCESP/SSIND) e do Diretório Acadêmico da Instituição(DCE) compareceram à audiência.

Cancelamento

No dia 8 de novembro de 2022, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepex) da Uespi aprovou o cancelamento do período letivo 2023.1 com a justificativa de regulação do calendário acadêmico. 

A decisão da Uespi de cancelar o período de 2023.1 causou divergências entre estudantes e professores e foi discutida em audiência no MPPI em dezembro de 2022. Semanas depois, o  Conselho Universitário (Consun) da Uespi aprovou a revogação da resolução que cancela o período 2023.1 e a manutenção da oferta de vagas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

 

Nataniel Lima
Com informações do MPPI
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais