Cidadeverde.com

Professor do Ceará vem ministrar cursos sobre saúde e cultura de paz

Imprimir

Fotos Ascom

 
Falta menos de um mês para o 15º Encontro Interdisciplinar e XV Congresso Piauiense Científico da Federação Internacional de Educação Física e Esportiva – FIEPS Delegacia Regional do Piauí. 
 
Os eventos acontecerão em Teresina, no Sesc Ilhotas, de 26 a 30 de abril. O tema do evento, que não acontece desde 2019, é “descobrindo caminhos através da música, das atividades físicas, recreativas e cognitivas”. 
 
Dez cursos serão ofertados para profissionais e estudantes de várias áreas do conhecimento. Dois deles serão ministrados pelo Prof. Dr. em Biotecnologia da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Nilson Vieira.
 
O Prof. Nil, como é chamado, ministrará o Curso 01 "Workshop de Ginástica Coletiva Coreografada" e o Curso 06 "Dança na Escola: Laboratório Pedagógico". O primeiro será realizado nos dias 27 e 28 de abril, de 8h às 12h; o Curso 06 acontecerá nos mesmos dias, de 13h às 17h. O Prof. Nil também é mestre em Ciências Fisiológicas pela UECE e pós-doutor em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). 
 
Sobre o Workshop, o ministrante abordará os principais fundamentos da sistematização de aulas de ginástica coletiva coreografada, discutindo as estratégias pedagógicas que podem ser utilizadas no treinamento dos diferentes componentes do condicionamento físico. No Curso Dança na Escola..., ele tratará das possibilidades pedagógicas que possam ser inseridas nos diferentes níveis de ensino na escola, desde a educação infantil até o ensino médio, utilizando a dança como um instrumento de transformação humana e social.
 
Os dois cursos são teóricos e práticos. Podem se inscrever profissionais e acadêmicos de Educação Física, Dança e áreas afins. O Dr. Nil diz que os objetivos do workshop é “Ampliar conceitos e fundamentos para a sistematização de aulas de ginástica coletiva; propor estratégias pedagógicas acessíveis e atraentes nas aulas de ginástica coletiva coreografada e experienciar e discutir as práticas coreografadas de ginástica coletiva no treinamento dos diferentes componentes do condicionamento físico”. 
 
Já o Curso Dança na Escola..., a proposta é explorar possibilidades pedagógicas que possam ser inseridas nos diferentes níveis de ensino na escola, desde a Educação infantil até o Ensino Médio, utilizando a dança como um instrumento de trans(formação) humana e social. “No contexto da dança-educação, referencial pedagógico que balizará este curso, a dança torna-se um instrumento de ação pedagógica partilhada onde alunos e professores são protagonistas desta práxis, capaz de ampliar os sentidos e significados discutidos nas aulas de dança e, dessa forma, promover autonomia, senso crítico, saúde, cultura de paz e tantos outros importantes alicerces socioeducacionais”, disse.    
 
Para garantir sua vaga em um ou nos dois cursos, basta acessar nosso site fiep-pi.com.br e fazer sua inscrição. ( https://fiep-pi.com.br/2017/inscricoes/ ) Outras informações, fale com a coordenação do 15º Encontro Interdisciplinar. (86) 99452-5113 / (86) 99981-6160 / (86) 99815-2222. São 10 cursos disponíveis e as vagas são limitadas. Além disso, o evento terá o XV Congresso Piauiense Científico, com apresentação de trabalhos científicos. Ao final, todos os participantes receberão certificado. Devem participar mais de 500 alunos e profissionais de vários municípios do Piauí.
 
 
Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais