Cidadeverde.com

Famílias ficam ‘ilhadas’ com aumento do nível do rio Marathaoan em Barras

Imprimir

Foto: Ascom/Prefeitura de Barras

Cerca de dez famílias estão ilhadas no município de Barras em áreas de risco com a cheia do rio Marathaoan, que permanece acima da cota de inundação e deve sofrer um aumento do seu nível nas próximas horas segundo o boletim divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) na manhã deste sábado (8). 

“O nível do rio aumentou de ontem para hoje, mas a situação continua a mesma. Não tivemos nenhuma oscilação em termos de famílias desabrigadas e desalojadas. O que temos são cerca de dez famílias ilhadas, que não querem sair das suas casas”, informou Lúcio Carvalho, técnico da Defesa Civil do município. 

O rio Marathaoan ultrapassou os 420 centímetros da cota de inundação na última quinta-feira (6). De acordo com o CPRM, a previsão é que o curso de água saia dos atuais 435 centímetros de profundidade para os 438 centímetros nas próximas horas.

Outras cidades

Embora a estimativa seja de estabilização do nível do rio Longá em Esperantina em 786 centímetros de altura na estação de monitoramento, o curso da água também segue acima dos 740 centímetros da cota de inundação. 

Já em Luzilândia, o nível do rio Parnaíba se mantém dentro da cota de alerta com 531 centímetros de profundidade. A previsão é que o curso da água baixe para 257 centímetros nas próximas horas, se distanciando dos 570 centímetros da cota de inundação. 

É importante ressaltar que as previsões do boletim do CPRM são baseadas em modelos hidrológicos, com dados provenientes da Rede Hidrometeorológica Nacional de responsabilidade da Agência Nacional de Águas (ANA).

Decretos

Conforme divulgado pela Defesa Civil Estadual, sete cidades piauienses já decretaram estado de emergência e de calamidade em decorrência das fortes chuvas: Batalha, Campo Largo, Piripiri, Domingos Mourão, Barras, Luzilândia e Pedro II. 

Segundo o órgão, as áreas mais atingidas pelas chuvas estão na região norte do Estado, especialmente a área da Bacia do Longá, que envolve os rios Marathaoan, Longá, Piracuruca, além de córregos e riachos dessas sete cidades.

 

Breno Moreno (Com informações do CPRM)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais