Cidadeverde.com

Piauí registra queda no número de roubos nos três primeiros meses de 2023

Imprimir

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) divulgou o balanço de ações da pasta durante o primeiro trimestre de 2023 nesta segunda-feira (10). Durante solenidade dos 100 Dias de Governo no Palácio de Karnak, o órgão revelou que o estado registrou queda no número de crimes violentos contra patrimônio em relação ao mesmo período do ano passado. 

Nos três primeiros meses deste ano foram contabilizados um total de 971 ocorrências de roubo, uma diminuição de 2,7% em comparação com os 998 registrados em janeiro, fevereiro e março de 2022. 

Nos três primeiros meses do ano, a  Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP) realizou 137 prisões nos municípios de Piripiri, Floriano, Bom Jesus, Buriti dos Lopes, Esperantina, Luís Correia, Parnaíba, Nazária, São Raimundo Nonato, Esperantina e Porto. Só em janeiro houve uma alta de 72% no número de mandados cumpridos em relação ao mesmo período de 2022.

Dados da Diretoria de Inteligência (DINT) da Polícia Militar do Piauí (PM-PI) apontam que foram apreendidas 168 armas de fogo e 2.600kg de entorpecentes em todo o estado entre 01 de janeiro e 28 de fevereiro de 2023. Além disso, foi registrado no período um crescimento de 31% no número de  Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) em relação ao ano passado. 

“Lógico que não é nada ainda que se possa comemorar, porque a gente quer que isso seja uma tendência, que  a gente chegue em números razoáveis e estabilize. Todo esse trabalho está sendo feito junto com a inteligência e investimento, com a integração da polícia em prol de um resultado efetivo", destacou Chico Lucas, secretário estadual de Segurança Pública. 

Foto: Ascom/SSP-PI

Outras ações da SSP

Durante a solenidade o secretário ainda destacou diversas iniciativas da pasta nos 100 primeiros dias de gestão do governador Rafael Fonteles. As ações vão desde o combate à violência contra a mulher, com a entrega de viaturas para a Patrulha Maria da Penha e protocolos para atendimentos a vítimas, até criação de novas delegacias e aumento do efetivo das polícias Civil, Militar e dos Bombeiros. 

"Principalmente equipar a segurança pública. O governador criou as nove delegacias de combate a facções, que tinha sido uma promessa de campanha e cumpriu logo no começo. Já indicou o dia que vai nomear 1.100 novos policiais, 23 de junho, reestruturou a PM criando 133 novas vagas, três novos comandos, uma grande promoção que vamos fazer dia 25 de junho, anunciou o maior concurso da história do Corpo de Bombeiros, com 400 vagas, 200 imediatas e 200 para cadastro de reserva. A contratação a radiocomunicação, um investimento de mais de R$ 45 milhões. Tudo isso faz parte do pacote do governador nesses 100 dias para SSP”, concluiu Chico Lucas.


Breno Moreno
[email protected]

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais