Cidadeverde.com

Strans vai voltar linhas extintas de ônibus e usará modelo do Rio de Janeiro

Imprimir

Foto: arquivo Cidadeverde.com

 

A Strans (Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito) prepara uma série de medidas no sistema de transporte coletivo após acordo de R$ 3,3 milhões com os consórcios de ônibus. 

Entre as ações que serão implementadas nos próximos dias está o retorno de linhas/rotas extintas, o aumento da frota de ônibus e mudanças nas paradas de ônibus. Outra novidade é a aquisição de 150 novos ônibus para serem geridos no mesmo modelo que acontece no Rio de Janeiro.

“Vamos usar o modelo do Rio de Janeiro em que as linhas troncais do BRT é feito por uma empresa em conjunto com a prefeitura. Vamos copiar o que é bom e melhorar ainda mais o sistema”, disse o superintendente da Strans, Bruno Pessoa.  

Ontem, mais 20 ônibus foram integrados a frota. Com isso, segundo o surpreendente, 240 veículos estão circulando na capital. 

“Estamos retornando algumas linhas como o itinerário do IAPC na zona Sul de Teresina a partir de segunda-feira e acredito que aos poucos a gente consegue melhorar significativamente o transporte”.

O superintendente informou ainda que a diretoria de fiscalização está em campo para que o acordo seja cumprido, principalmente no horário de pico. Rastreadores serão instalados em cada veículos para que as ordens de serviços sejam cumpridas. 

Segundo o superintendente, a proposta é que aumente cada mês 20 ônibus para chegar em agosto com 300 veículos circulando. 

“Está tramitando na Strans uma licitação para que a gente possa adquirir ônibus novos e incrementar ainda mais a frota. Até a próxima semana lançaremos o edital”.

A ideia é a prefeitura adquirir os 150 ônibus para serem geridos em conjunto (Setut/Strans) em uma espécie de financiamento. Cada mês, a prefeitura abaterá um valor, que será acordado com os empresários, referentes aos ônibus comprados. O contrato ainda está sendo elaborado.

O diretor de Transportes da Strans, Felipe Leal, informou que além da linha IAPC que retornará na próxima semana, a superintendência estuda o retorno de rotas desativadas como Saci – Shopping, Promorar-Barão, linhas da zona Norte  que passa pela Uespi, além de rotas do Pedra Mole, Vale do Gavião e vila Irmã Dulce.

“Vamos também modernizar as paradas de ônibus e melhorar as estações para melhor acomodação dos passageiros”, disse Felipe Leal, que finaliza o projeto das paradas de ônibus.


Flash Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais