Cidadeverde.com

Congresso das Cidades discutirá o fortalecimento do municipalismo, diz presidente da APPM

Imprimir

Foto: Breno Moreno 

 

O prefeito Toninho Caridade, presidente da Associação Piauiense dos Municípios (APPM), destacou a importância do Congresso das Cidades para discutir temas voltados ao fortalecimento das pautas municipalistas.

Um dos pontos será o debate sobre a reforma tributária e o pacto federativo. “Serão vários temas de fortalecimento do municipalismo. Estamos fazendo os últimos detalhes e ajustes, mas com certeza vai ser um grande Congresso”, destacou o líder da entidade piauiense.

Em 2023, a terceira edição do evento organizado pelo Grupo Cidade Verde acontece entre os dias 05 e 07 de junho tendo como tema a “Transformação Digital na Gestão Pública". Na ocasião, a APPM terá um espaço exclusivo destinado aos prefeitos participantes.

Segundo o presidente da entidade municipalista, a ideia é que este espaço seja uma oportunidade para unir os gestores municipais em torno de problemas comuns a quase todas as cidades e de discussões acerca da Reforma Tributária e do pacto federativo. 

"Dentro do pacto federativo que a gente pode resolver o problema dos municípios, que é a falta de recursos. A única forma que a gente possa ter uma receita corrente líquida certa, permanente, é na divisão do bolo tributário, que se estende ao pacto federativo", enfatizou o gestor. 

Toninho Caridade integrou a comitiva de uma recente viagem do governador Rafael Fonteles (PT) à Estônia, participando de reuniões com autoridades do país europeu e empresários para conhecer ferramentas tecnológicas para implementação de uma gestão digital. 

Avaliando que o Piauí deve ser pioneiro e protagonista nacional, o presidente da APPM enfatiza a importância da parceria entre  as prefeituras piauienses e o Governo do Estado para também integrar esse processo de digitalização dos serviços e da gestão. 

"Os municípios são fundamentais, até porque é lá onde as pessoas vivem e moram. Essa parceria vai ser de suma importância, para a gente também dar a nossa colaboração de implementar junto esses serviços, que vai melhorar a vida do cidadão", finalizou. 

 

Breno Moreno
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais