Cidadeverde.com

Greve dos garis termina e coleta de lixo retoma nesta quinta, garante presidente

Imprimir

Atualizada às 14h

Após audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), na manhã desta quinta-feira (13), a greve dos garis foi encerrada. Ao Cidadeverde.com, o presidente do Sindicato dos Empregados de Asseio e Conservação do Piauí (Seeacep), Jhonatas Miranda, informou que os trabalhadores da limpeza pública retomam a coleta de lixo ainda durante esta tarde. Na Capital, a paralisação durou três dias. 

Foto: Semcom

"Foi feito o acordo ontem e hoje tivemos uma audiência de conciliação com o desembargador Manoel Edilson. Entramos num acordo em que a prefeitura vai fazer o repasse de R$ 6 milhões para a empresa Litucera até às 14h de hoje. Por sua vez, a empresa Litucera tem até o fim do dia de hoje para realizar todos os pagamentos dos funcionários", explica o presidente do Seeacep. 

Ao Cidadeverde.com, ele disse ainda que devem ser pagos o salário, vale-alimentação, vale-transporte e férias dos trabalhadores que têm direito. "Após o acordo, o Sindicato entrou com uma nota para finalizar a paralisação, garantindo o retorno", reitera. 

 

Foto: Semcom

 

Publicada às 12h20

A Prefeitura de Teresina iniciou nesta quinta-feira (13) a limpeza de pontos que registraram acúmulo de lixo nos últimos dias, durante a paralisação dos funcionários do Consórcio Teresina Ambiental, responsável pela coleta. A ação emergencial está sendo realizada pelas Superintendências de Ações Administrativas Descentralizadas (Saads), em todas as regiões da capital, após determinação do prefeito Dr. Pessoa (Republicanos). 

A prefeitura anunciou um acordo com os trabalhadores, mas informou que o serviço ainda não havia retornado à normalidade porque a empresa não liberou os veículos que atuam na coleta. 

Entre os pontos que receberam equipes na manhã desta quinta-feira estão as regiões nas proximidades do mercados públicos. Os pontos de recebimento de resíduos também tiveram o lixo acumulado removido. 

A paralisação dos trabalhadores da limpeza pública de Teresina teve início na última segunda-feira. A categoria denuncia atrasos no pagamento do salário e do ticket alimentação. 

Além da coleta de lixo, também ficaram prejudicados serviços de capina, varrição, além de limpeza de praças e ruas. 

Cerca de 1700 trabalhadores atuam na limpeza capital. 

O prefeito Dr. Pessoa anunciou um acordo com o Sindicato dos Empregados de Asseio e Conservação do Estado do Piauí (Seeacep), que representa a categoria. A PMT assumiu a responsabilidade para realizar o pagamento diretamente aos trabalhadores

Ficou acordado que a prefeitura vai realizar os pagamentos atrasados, tanto dos salários quanto dos vales-alimentação, diretamente para a conta dos trabalhadores. Uma transação que será supervisionada pelo Ministério Público, Tribunal Regional do Trabalho (TRT/PI) e sindicato da categoria. 


Natanael Souza e Graciane Araújo
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais