Cidadeverde.com

Governo inicia estudo para fazer concessão de dois perímetros irrigados no Piauí

Imprimir

O Governo do Estado trabalho para firmar uma concessão à iniciativa privada de perímetros de irrigação da região dos Tabuleiros Litorâneos e Platôs de Guadalupe. O “start” para a iniciativa aconteceu na manhã desta quarta-feira (19) com uma reunião técnica entre representantes do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), do Governo do Estado e o governador Rafael Fonteles (PT). 

Segundo Rafael Fonteles, o grupo se reuniu inicialmente para estabelecer um acordo de cooperação, a fim de identificar mais perímetros de irrigação. Os estudos vão acontecer ao longo dos próximos acerca dos perímetros que podem ser beneficiados pelo setor privado vão acontecer ao longo dos próximos seis meses. O processo do concessão terá início em 2023. 

“Eu era um pouco descrente que tivesse uma solução rápida para essas duas obras antigas, mas que nunca foram concluídas. Para não cometer injustiça você tem de 10% a 20% destes perímetros funcionando e gerando desenvolvimento, mas, quando vi o modelo que foi desenvolvido na Bahia péla Codevasf e houve o interesse da iniciativa privada, eu percebi que este é o caminho. Vamos iniciar o debate para poder começar os estudos e iniciar a concessão para a iniciativa privada que vai concluir e operar esse perímetros irrigados”, destacou. 

O perímetro de irrigação da região dos Tabuleiros Litorâneos se extende por pelo menos 20mil quilômetros e o Platôs de Guadalupe por 30 mil quilômetros. 

O secretário nacional de Fundos e Instrumentos Financeiros, Eduardo Tavares, representou o ministro da Integração e Desenvolvimento Waldez Goes. Também esteve presente o superintendente da Codevasf Marcelo Filho e o secretário estadual de Irrigação Firmino Paulo (PT). 

Paula Sampaio 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais