Cidadeverde.com

Justiça aceita denúncia e torna réu suspeito de atirar em filho do presidente do TJ

Imprimir

Foto: SPP-PI

A juíza Maria do Perpétuo Socorro, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Parnaíba, aceitou a denúncia do Ministério Público contra Francisco Jefferson da Silva Cruz, conhecido como ‘Anjo da Morte’. Ele suspeito de atirar no advogado André de Almeida Sousa e Silva, filho do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Hilo de Almeida. A decisão é do dia 18 de abril.

André de Almeida foi baleado no olho durante discussão em um bar na Avenida São Sebastião, em Parnaíba, a 337 km de Teresina, no último dia 22 de março. 

Francisco Jefferson foi localizado e preso no dia 25 de março, junto com a sua esposa, Suzana do Nascimento Gomes, de 20 anos, que estava grávida de 8 meses. Suzana chegou a ser solta, com o cumprimento de medidas cautelares, mas Francisco Jefferson teve a prisão convertida em preventiva no dia 27 de março e segue preso desde então.

O Ministério Público apresentou na Justiça a denúncia contra Francisco Jefferson pelo crime de tentativa de homicídio qualificado por motivo fútil, com emprego de meio cruel, e com recurso que tornou difícil a defesa da vítima.

A juíza Maria do Perpétuo decidiu então receber a denúncia, tornando réu o suspeito. “A imputação delitiva é lastreada pelos elementos colhidos no Inquérito Policial, os quais dão embasamento às afirmações feitas na denúncia”, afirmou a juíza na decisão.

Foto: Arquivo Pessoal 

O crime

André de Almeida foi baleado durante discussão em um bar na Avenida São Sebastião, em Parnaíba, nas proximidades da UFDPar. O suspeito do crime, Francisco Jefferson da Silva Cruz, fugiu do local após efetuar o disparo que atingiu o rosto do filho do presidente do TJ. 

O advogado chegou a ser atendido no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), mas depois foi transferido de ambulância para o Hospital Universitário, em Teresina, onde passou por cirurgia.   

A prisão de Francisco Jefferson ocorreu no dia 25 de março, quando ele estava com a esposa Suzana do Nascimento Gomes tem 20 anos, que estava grávida de oito meses. Os dois afirmaram que são membros de uma facção criminosa.

Em depoimento a esposa alegou que ocorreu uma discussão entre a vítima e o seu marido, após o advogado ter supostamente xingado elas. “O André mandou o Jefferson calar a boca, levantou da mesa e deu um soco por trás da orelha do Jefferson. Depois disso, eu só escutei o tiro e vi a vítima caída no chão. Fomos embora em uma moto e nossas amigas em outra”, disse Suzana do Nascimento em depoimento.

Suzana foi solta ainda no dia 27 de março, após a Justiça determinar o cumprimento de medidas cautelares, já Francisco Jefferson permanece preso após ser decretada a prisão preventiva dele.

Já o advogado André Almeida foi atingido com um tiro no olho e ficou cerca de um mês internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI). O Cidadeverde.com apurou que o olho esquerdo foi lesado de forma irreversível; já o outro olho apresenta sinais de melhora da função visual.  

Após a alta da UTI, no dia 17 de abril, ele foi transferido para um hospital particular para continuar o tratamento.

 

Bárbara Rodrigues
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais