Cidadeverde.com

Motoristas por aplicativo no Piauí fazem paralisação nesta segunda-feira (15)

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

Nesta segunda-feira (15), os motoristas por aplicativo de todo o Brasil realizam um dia de manifestação contra as empresas UBER e 99. No Piauí, a manifestação vai paralisar cerca de 10 mil profissionais que trabalham com o transporte por aplicativo em todo o estado.

Entre as pautas de reivindicação da categoria estão a atualização do valor mínimo do km rodado, para R$ 2,50, e a fixação de uma tarifa máxima de 15% para as corridas. No Piauí, os trabalhadores por aplicativo reivindicam, também, do Governo do Estado, a isenção do pagamento de IPVA e, que a Prefeitura de Teresina delimite zonas de embarque e desembarque em toda a Capital.

Segundo Érico Luiz da Luta, presidente de Cooperativa de Transportes por Aplicativo, a paralisação vai acontecer em vários pontos. "Aqui vamos fazer uma paralisação pacífica, ordeira e dentro da legalidade, mas de uma forma diferente. Vamos fazer pontos de paralisação por toda a Teresina. Os líderes do movimento estarão nas zonas Sul, Norte, Centro e Sudeste com pontos de paralisação de uma só via, deixando a outra via livre", explicou Érico Luiz.

Os motoristas por aplicativo atuam no Piauí desde o ano de 2016 e, desde então, cobram uma regulamentação para a profissão. "Por não ter regulamentação somos considerados invisíveis e ficamos sem a prioridade na vacina contra a Covid-19, éramos trabalhadores da linha de frente e muitos foram atingidos pela doença. Também não recebemos auxílio e nem qualquer incentivo por parte do poder público", explica o presidente.

A paralisação não tem hora para acabar e a categoria promete ficar de braços cruzados até receber respostas para suas reivindicações.

 

Adriana Magalhães
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais