Cidadeverde.com

Na Argentina, Brasil sub-20 joga Mundial para voltar ao topo da categoria

Imprimir

Na Copa do Mundo, aquela realizada de quatro em quatro anos, que todo o mundo conhece e acompanha, o Brasil reina: mesmo sem ganhar há duas décadas, é o único pentacampeão mundial (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002).

No Mundial sub-17, a primeira competição de âmbito global em que os jogadores têm chance, alguns ainda imberbes, de ganhar amplo destaque futebolístico, a seleção brasileira também está no topo (junto com a Nigéria): quatro conquistas (1997, 1999, 2003 e 2019).

Na categoria sub-20, porém, cujo Mundial dá a largada neste sábado (20), o Brasil vê alguém na sua frente. E alguém que, pela rivalidade, é nada palatável: a Argentina.

Os argentinos, mesmo não ganhando desde 2007, somam seis títulos na competição bienal que existe desde 1977, um a mais que os brasileiros (1983, 1985, 1993, 2003 e 2011).

Maiores campeões da Copa do Mundo

Brasil: 5
Itália e Alemanha: 4
Argentina: 3
Maiores campeões da Copa do Mundo sub-20
Argentina: 6
Brasil: 5
Portugal e Sérvia: 2
Maiores campeões da Copa do Mundo sub-17
Brasil e Nigéria: 4
Gana e México: 2

Para tentar igualar-se à Argentina, o time nacional utilizará a base que se sagrou em fevereiro, na Colômbia, campeã sul-americana.

O treinador é o mesmo, Ramon Menezes, que fez neste ano as vezes de interino da seleção principal em amistoso contra o Marrocos (derrota por 2 a 1)

Aliás, como o buraco na função continua aberto, pois a CBF quer o italiano Carlo Ancelotti mas não há indicação clara de que o técnico do Real Madrid venha, há chance de Ramon ser o responsável pela próxima convocação, para amistosos em junho.

O treinador não pôde levar ao Mundial os dois jogadores que formaram a dupla de ataque no Sul-Americano. Tanto Vitor Roque como Alexsander não foram liberados por, respectivamente, Athletico-PR e Fluminense.

O mesmo aconteceu com a hoje considerada maior revelação ofensiva no futebol brasileiro. Endrick, 16, que ainda tem idade para o sub-17, tinha vaga entre os 21 de Ramon, mas o Palmeiras quis mantê-lo no elenco.

Assim, a maior esperança de gols reside nos pés e na cabeça de Marcos Leonardo, centroavante titular do Santos.

A defesa e o meio-campo não sofreram baixas significativas a exceção é o lateral esquerdo Patryck (São Paulo), e Ramon ainda contará com reforços que atuam no exterior e não jogaram o torneio continental: o atacante Marquinhos (Norwich, ex-São Paulo) e os meias ofensivos Savio (PSV, ex-Atlético-MG) e Matheus Martins (Watford, ex-Fluminense).

Se o técnico não decidir fazer alterações no esquema tático que vinha utilizando, as alas devem ter dois corintianos, Giovane pela direita e Biro (que também pode atuar na lateral) pela esquerda.

A seguir, os convocados do Brasil para o Mundial.

Goleiros: Mycael (Athletico-PR), Kauã Santos (Flamengo) e Kaíke (Palmeiras)
Laterais: Arthur (América-MG), André Dominique (Bahia) e Kaiki Bruno (Cruzeiro)
Zagueiros: Jean Pedroso (Coritiba), Douglas Mendes (Liefering-AUT) e Robert Renan (Zenit-RUS)
Meio-campistas: Guilherme Biro (Corinthians), Ronald (Grêmio), Savio (PSV-HOL), Andrey Santos (Vasco), Marlon Gomes (Vasco) e Matheus Martins (Watford-ING)
Atacantes: Matheus Nascimento (Botafogo), Giovane (Corinthians), Giovani (Palmeiras), Kevin (Palmeiras), Marquinhos (Norwich-ING) e Marcos Leonardo (Santos)

A estreia da seleção é neste domingo, às 18h (de Brasília), contra a Itália, em Mendoza. O SporTV transmite. Completam o Grupo D a República Dominicana e a Nigéria.

Vinte e quatro seleções participam do Mundial, e a decisão será no dia 11 de junho, no estádio Diego Armando Maradona, em La Plata.

LUÍS CURRO
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais