Cidadeverde.com

Casal infértil: veja como é feita a avaliação e exames necessários

Imprimir

 

 

A infertilidade é mais comum do que se imagina. Depois de um ano de tentativas sem conseguir a gestação, o casal já se pode suspeitar de alguma dificuldade. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a infertilidade é um problema de saúde global que afeta 15% da população do planeta. Outro dado aponta que a proximadamente 1 em cada 6 casais em idade fértil sofre com a infertilidade.

Embora os dados sejam preocupantes, a medicina tem evoluído significativamente nos últimos tempos. A reprodução humana é um dos ramos da medicina que tem apresentado resultados satisfatórios.

Sobre o processo da avaliação inicial do casal com dificuldades de fertilidade, Bárbara Ferreia, biomédica da FerVida, explica que o tanto o homem quanto a mulher precisam investigar as causas através de exames específicos.

"O casal quando procura uma clínica de fertilidade deve realizar todos os exames para ter um diagnóstico de onde vem essa infertilidade. No caso do homem, o diagnóstico é feito através do espermograma, que é o exame indispensável para avaliar o potencial reprodutivo. Já no caso da mulher, é avaliado a permeabilidade das trompas que avalia a questão hormonal e verificamos se há endometriose, uma das principais doenças que causam a infertilidade", conta a especialista.


Ainda segundo a biomédica, a investigação do casal deve começar depois de um ano de relações sexuais sem proteção, sem gravidez.

"Após um período de 12 meses de tentativas, já acredita-se em infertilidade conjungal. No caso, o casal deve buscar um especialista para saber o que está acontecendo, por exemplo, se falta algum ajuste hormonal na mulher, se a concentração de espermatozóides está chegando da forma correta nas trompas. Há uma série de fatores que devem ser investigados", ressalta Bárbara Ferreira.

 

 

Jaqueliny Siqueira com informações do Tem de Tudo na TV
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais