Cidadeverde.com

Influenciadoras dão banana e macaco de pelúcia para crianças negras no Rio

Imprimir

Foto: Reprodução

A Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância abriu um procedimento nesta quarta-feira (31), para analisar o caso das influencers que entregam banana e macaco de pelúcia para crianças negras. De acordo com a delegada Rita Salim, da Decradi, um registro foi realizado, para identificar e ouvir os envolvidos. E, possivelmente, responsabilizar as duas influenciadoras pelo crime de racismo.

A polêmica começou, na internet, depois que mãe e filha influencers Kérollen Cunha e Nancy Gonçalves divulgaram vídeos entregando uma banana e um macaco de pelúcia para crianças negras.

Depois da postagem do vídeo, a advogada, Fayda Belo, postou um vídeo nas redes sociais dela informando que havia denunciado as duas influencers ao Ministério Público do Rio de Janeiro. Especialista em Direito antidiscriminatório, Fayda afirma que o vídeo apresenta o chamado "racismo recreativo", que ocorre quando alguém usa de "discriminação contra pessoas negras com intuito de diversão". Segundo ela, os vídeos das influencers Kérollen Cunha e Nancy Gonçalves são extremamente de mau gosto e ofendem diversas pessoas.

Mãe e filha, usam as redes sociais para publicarem vídeos com desafios pedidos pelos seguidores. Juntas, elas somam mais de 13 milhões de seguidores no TikTok. O vídeo original das crianças não está mais na rede.

Outro caso também foi publicado por mãe e filha, em 2021. Elas filmaram a humilhação a um motorista de aplicativo. Na época, elas gravaram um vídeo dizendo ser combinado com o motorista. Este vídeo está disponível no TikTok, mas os demais foram apagados e não estão mais disponíveis na plataforma.

Procuradas pela produção do SBT News, as influenciadoras ainda não se posicionaram.

Em nota, a Ouvidoria do MPRJ afirmou que recebeu, até o momento, 690 comunicações com denúncias relativas ao caso e a notícia foi distribuída para a 2ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal Especializada da Capital, para análise do fato e adoção das medidas cabíveis.

 

Fonte: Sbt News

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais