Cidadeverde.com

Escândalo de manipulação de resultados de futebol no Brasil tem alcance internacional

Imprimir

Foto: Cidadeverde.com 

Ainda que hoje em dia já seja possível encontrar muitos sites bons de aposta na internet, e já se saiba que a bet365 é confiável, por exemplo, uma investigação recente mostrou que a manipulação de resultados no futebol pode prejudicar não só apostadores esportivos corretos, como fãs do esporte no mundo inteiro que acreditam em um jogo justo.

A investigação da qual estamos a falar começou no mês de novembro do ano de 2022, com foco em três partidas, e se ampliou para 11 jogos, embora alguns tenham ocorrido em ligas inferiores. 

As partidas duraram o segundo semestre de 2022 e os primeiros três meses deste ano, disse o promotor distrital.

O principal investigador do amplo escândalo de manipulação de resultados no Brasil disse que descobriu possíveis evidências de irregularidades cometidas por jogadores de outros países e espera que as autoridades estrangeiras usem as descobertas de sua equipe para iniciar suas próprias investigações.

O procurador distrital do estado de Goiás, Fernando Cesconetto, disse em entrevista à Associated Press que o caso do meio-campista Max Alves, do Colorado Rapids, que teria sido citado na investigação, poderia ser processado nos Estados Unidos.

“Existem algumas conversas entre envolvidos de dentro e de fora do Brasil. E em um momento oportuno isso vai ser compartilhado (com autoridades estrangeiras)”, disse Cesconetto.

“O próprio clube (de Alves) suspendeu de forma preventiva o atleta após notícias vindas do Brasil. Compartilhar nossa investigação a fim de que ela possa ser investigada é o caminho natural”, completou. 

O jornal O Globo noticiou recentemente que Alves, que é brasileiro, havia sido citado na investigação. 

E o Rapids da Major League Soccer confirmou em comunicado que um jogador suspenso em conexão com o caso é membro de sua equipe, no entanto não o identificou. Alves não comentou nada de forma pública.

Os investigadores disseram que os jogadores receberam entre dez mil e vinte mil dólares a fim de que fossem realizadas ações específicas, como receber cartões amarelos e marcar pênaltis. 

A mídia local informou que suspeitos de crimes mencionaram ter contatos na Grécia e na Lituânia, o que Cesconetto não confirmou.

“Ainda há muito material a ser analisado”, disse ele. “Estamos mais focados no que aconteceu aqui no Brasil”, completou. 

Parte da cooperação com autoridades estrangeiras também pode vir da Polícia Federal. 

O ministro da Justiça, Flavio Dino, disse recentemente em entrevista à imprensa que iniciará uma investigação nacional sobre manipulação de resultados. 

O Congresso Nacional também deve iniciar sua própria investigação.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) disse em comunicado que pediu ao governo que investigue a fim de que possa “centralizar todas as informações sobre os casos sob investigação”. 

Uma série de vídeos veiculados pela TV Globo mostrou suspeitos a comemorar quando jogadores supostamente envolvidos no esquema receberam cartão amarelo ou cometeram pênaltis em jogos da Série A, Série B ou campeonatos estaduais.

Outro vídeo mostrava um homem a segurar uma pistola e a sugerir que poderia atirar no zagueiro Eduardo Bauermann, do Santos, porque o jogador teria falhado na entrega.

A AP teve acesso ao caso contra Bauermann e outros jogadores. 

As evidências com os investigadores do Goiás sugerem que Bauermann trocou mensagens de texto nas quais se oferecia a fim de manipular partidas e sugeriu no mês de novembro do ano de 2022 que poderia trazer dois de seus companheiros para que também pudessem ajudar no esquema. 

Os advogados de Bauermann, por sua vez, negaram irregularidades por parte de seu cliente.

No mesmo dia em que foi divulgada essa última informação, procuradores da Justiça Desportiva recomendaram a suspensão preventiva de oito jogadores que foram indiciados por Cesconetto uma semana antes.

Um jogador citado na mídia que não foi indiciado, o lateral-direito Nino Paraíba, de 37 anos de idade, teve seu contrato rescindido com o América. Outros clubes brasileiros tomaram decisões semelhantes na semana passada.

Por enquanto, ainda não é possível afirmar de forma muito precisa, no entanto, a depender de como as investigações vão andar daqui para a frente, é possível até que esse caso entre para a lista dos maiores escândalos de manipulação da história do futebol.

No entanto, é muito importante ressaltar que esses casos específicos não são e nunca serão a regra, e sempre haverá partidas de futebol sérias e dentro das regras para alegrar os fãs do esporte.

Aliás, caso queira ficar por dentro da programação para esse ano, não deixe de conferir o calendário completo do futebol brasileiro e sul americano aqui mesmo no Portal Cidade Verde!

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais