Cidadeverde.com

10 dicas para uma vida mais saudável

Imprimir

A maioria das pessoas têm como objetivo ter uma vida mais saudável. Corpo e mente devem estar em sintonia para que se tenha uma vida de qualidade. Realizar exercícios físicos, ler um bom livro, momentos de lazer com apostas esportivas, são fatores que influenciam positivamente para uma vida mais feliz e saudável.

Acompanhe essas 10 dicas úteis que podem te ajudar a ter uma vida plena. 


 

Mantenha uma dieta equilibrada

Um passo fundamental para uma vida saudável é uma alimentação diversificada, rica em frutas, grãos integrais, gorduras saudáveis e proteínas magras. Existem diversos alimentos, ricos em açucares e gorduras saturadas que devem ser evitados.

Exercite-se regularmente 

Manter o corpo em movimento com exercícios físicos regulares faz bem para a mente também. Praticar uma atividade diária, como caminhada ou musculação, com duração mínima de 30 minutos, ajuda a regularizar os níveis de estresse e ansiedade, além de manter controlados os níveis de glicose e pressão arterial.

Tenha uma boa noite de sono

O sono é restaurador. Quando descansamos, permitimos que nosso corpo e mente funcionem adequadamente. Estabelecer uma rotina de sono é essencial para o dia seguinte flua bem. Uma boa dica é evitar o uso de telas ou qualquer outro estimulante que possa atrapalhar o sono.

Controle o estresse 

O estresse pode desencadear várias doençascrônicas, além de aumentar os níveis de ansiedade. É importante buscar maneiras de relaxar, como praticar meditação, ioga, hobbies, ou simplesmente passar algum tempo com amigos e familiares.

Diga “não” ao tabaco e ao álcool 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de doenças evitáveis no mundo. Evitar o uso excessivo de álcool também proporciona uma maior qualidade de vida. 

Bebeu água?

A água é a melhor bebida para hidratar o corpo. Além de auxiliar na digestão, regulação da temperatura corporal e até auxilia na perda de peso. É importante consumir diariamente quantidade de água suficiente para manter o corpo hidratado e funcionando corretamente.

Cuide de sua saúde mental

Corpo e mente caminham juntos. É preciso buscar um equilíbrio entre eles. Reservar um tempo para si, com o intuito de realizar atividades que lhe proporcionem bem-estar é fundamental. Caso seja necessário, buscar ajuda profissional pode ser interessante.

Reduza o consumo de sal e açúcar

O consumo excessivo de sal e açúcar são dois grandes vilões em nossa saúde. Hipertensão, diabetes e obesidade são algumas das várias doenças causadas. Atualmente, as embalagens de alimentos trazem informações quando os índices de açucares, sal (sódio) e gorduras saturadas são elevados.

Mantenha o peso saudável

O excesso de peso é um dos grandes desafios quando o assunto é saúde e vida saudável. Mantenha níveis de peso adequados ao seu perfil, que podem ser alcançados por meio de exercícios físicos e uma alimentação equilibrada. 

Faça check-up

Realizar exames de rotina, além de discutir sobre quaisquer possíveis sintomas que possam surgir é uma ótima alternativa quando falamos de vida saudável. Os médicos são profissionais indicados para o acompanhamento e prevenção de doenças. 

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais