Cidadeverde.com

Mobilidade urbana concentra mais de 50% das propostas do OPA, diz secretário

Imprimir

Foto: Breno Moreno

Mais da metade das 571 propostas de ações apresentadas no Orçamento Participativo (OPA) do Governo do Estado se concentram na área de mobilidade urbana, foi o que revelou o secretário estadual de Planejamento (Seplan), Washington Bonfim, em entrevista ao Jornal do Piauí nesta segunda-feira (26). 

"De longe, muito de longe, a parte da mobilidade urbana, seja calçamento ou asfaltamento. Destaque em Teresina para a participação da zona rural, que depois da região Centro e Norte foi a região da cidade que mais demandou propostas. Em seguida temos algumas ações na área de cultura, segurança e urbanização", afirmou o gestor.

Um total de 223 entidades se inscreveram no programa, que propõe a participação popular nas decisões do governo sobre investimentos de recursos em Teresina e Parnaíba, teve sua primeira etapa encerrada na última sexta-feira (16).

"Tivemos pouco mais de 200 associações, sendo 33 em Parnaíba e todo o restante em Teresina, então são quase 600 ações que foram propostas para os dois municípios. Estamos agora naquela fase de rever a documentação de cada uma das entidades e o modo como foi feito a inscrição e analisando tecnicamente as propostas", disse o secretário.

Nas últimas semanas, equipes da Seplan e Seres coordenaram mutirões em todas as zonas da cidade para atender à população e auxiliar no cadastro das entidades e envio das propostas. Em Parnaíba uma sala fixa de atendimento ao OPA foi montada na sede da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), na Praça da Graça.

Agora, as propostas passarão por análise e validação dos órgãos competentes e serão disponibilizadas para votação popular a partir do dia 1º de agosto – tudo através do site ou aplicativo Colab. Nesta etapa, qualquer pessoa com mais de 16 anos e com Cadastro de Pessoa Física (CPF) pode participar, elegendo sua proposta preferida. As ideias eleitas serão encaminhadas para inclusão no Orçamento Anual do estado.


Breno Moreno
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais