Cidadeverde.com

Manoel Messias, fundador do Sambão e ícone do carnaval de Teresina, morre aos 74 anos

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Manoel Messias, fundador da escola de samba ‘Sambão’, morreu na tarde desta terça-feira (11) aos 74 anos em Teresina. De acordo com informações da família, o sambista estava internado há cerca de dez dias tratando um câncer no fígado descoberto no início do ano. 

“É uma grande perda, não esperávamos. Ele foi surpreendido com esse câncer e estava internado. Era um homem público e dedicado ao samba e ao Piauí”, disse Ozirina, irmã de Manoel Messias, ao Cidadeverde.com

O velório de Manoel Messias será realizado na funerária Pax União, localizada na avenida Miguel Rosa, a partir das 22h e o sepultamento irá acontecer no cemitério São José, na zona Norte da capital. 

Manoel Messias tem mais de 50 anos dedicados ao carnaval de Teresina. Além de ter ajudado na criação da Sambão, ficou conhecido como Jamelão do Piauí com mais de 100 sambas compostos, como a música “E botaram fogo no Sambão”.

O presidente da Liga das Escolas de Samba de Teresina e presidente da Skindô, Jamil Said, destacou o legado de Manoel Messias para a cultura de Teresina e ressaltou que, mesmo doente, o sambista participou nos últimos meses das articulações para a volta do desfile das escolas na capital. 

“A gente vai sentir muitas saudades dele. Foi uma pessoa que sempre lutou pelo carnaval. Era um homem completo, compositor, cantor, instrumentista, era um bom pai. Isso deixa um sofrimento para todos nós, não só na área do carnaval”, disse Jamil Said.

Em sua última entrevista ao Cidadeverde.com, Manoel Messias falou com saudosismo do tempo em que a Avenida Marechal Castelo Branco era completada por arquibancadas cheias de foliões é o sentimento que fica entre os dirigentes e componentes das escolas.

Manoel Messias foi homenageado em 2012 pela TV Cidade no programa Talentos do Piauí. Primeiro convidado do quadro "Grandes Sambistas", falou sobre a origem do apelido de Jamelão do Piauí e um pouco sobre sua carreira como sambista.

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

A morte de Manoel Messias comoveu artistas piauienses. Robert Glaydson, do grupo Piauí Samba, postou em seu Instagram um vídeo em homenagem ao sambista. “Formou e inspirou toda uma geração”, publicou o músico. 

 

Veja também:


Ouça última canção de Manoel Messias para a Baixa da Égua, berço do Sambão

 

Breno Moreno
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais