Cidadeverde.com

Agentes da PRF salvam recém-nascida vítima de engasgo em Teresina

Imprimir

Foto: Reprodução/PRF 

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) salvou uma bebê recém-nascida vítima de engasgo na noite desta quarta-feira (12), no posto localizado na BR-343, entre as cidades de Altos e Teresina.

De acordo com a PRF, a família da bebê Yohanna Lavínia chegou ao local bastante desesperada com a criança desacordada e sem respirar devido a obstrução das vias aéreas.

Rapidamente, os policiais iniciaram os procedimentos de atendimento pré-hospitalar, executando a manobra de Heimlich, desobstruindo as vias aéreas, e em seguida, uma ressuscitação cardiopulmonar (manobra RCP).

Posteriormente, a bebê foi encaminhada à Unidade de Pronto Atendimento do Renascença, zona sudeste de Teresina, onde recebeu tratamento médico.

Apesar do susto, a criança reagiu positivamente aos procedimentos pediátricos e passa bem . A família de Yohanna Lavínia voltou ao posto da PRF para agradecer as equipes policiais.

Manobra de Heimlich

O engasgo em bebês é mais comum do que se imagina. Nesta fase, tanto pais como cuidadores precisam redobrar a atenção porque os engasgos são perigosos e, se acontecerem, é necessário agir rapidamente.

A Manobra de Heimlich é uma das técnicas mais úteis e recomendadas para desobstruir as vias aéreas dos pequenos sendo, inclusive, indicada pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). 

De acordo com Naldiana Cerqueira, enfermeira do Serviço De Atendimento Móvel De Urgência (Samu), para realizar a manobra, é necessário abraçar a criança por trás e fazer batidas na região central das costas, no meio das escápulas (ossos que promovem a movimentação dos ombros).

"A gente precisa colocar o bebê de bruços e as batidas precisam ser mais vigorosas. São cinco batidas entre as escápulas dos bebêse é isso que faz com que o bebê desengasgue. Então eu desviro, observo a boca do bebê novamente pra ver se e ele volta a respirar. O principal indicativo do desengasgue é o choro porque bebê engasgado não consegue chorar", explica a enfermeira.

 

Da Redação
[email protected]

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais