Cidadeverde.com

Museu Dom Avelar Vilela Brandão guarda acervo ainda pouco explorado pelo teresinense

Imprimir

O Museu Dom Avelar Brandão Vilela, localizado no bairro Cristo Rei, na zona Sul de Teresina, guarda um acervo bastante rico, mas ainda pouco explorado pelo teresinense.

“O Museu Dom Avelar conta com várias coleções de numismática, que é a coleção de moedas e medalhas, paleontologia, mineralogia, arqueologia, arte popular mundial, então são várias coleções com 20.800 objetos catalogados e inventariados”, explica a diretora do local, Mônica Mendes.

Um dos destaques do museu é uma sala que abriga cerca de 14 mil moedas de vários países do mundo. Algumas chegam a ter mais de 2 mil anos de existência, datadas do período antes de Cristo.  

Todo o material exposto no local é um legado deixado pelo padre italiano Pedro Biondan Maione, o primeiro pároco da igreja do Cristo Rei, e faz parte do resultado de suas viagens pela Europa e doações de jesuítas, amigos e parentes.

“O padre Pedro já era um colecionador desde criança, desde o sete anos ele colecionava selos, minérios e moedas e essa coleções foi o embrião do que o museu é hoje e ao longo de mais de 30 anos, ele reuniu muito objetos com doações, com a ajuda da família, dos amigos, do jesuítas na Europa e da comunidade local”, acrescentou Mônica Mendes.

O Museu Dom Avelar fica localizado na rua Poeta Domingos Fonseca, no bairro Cristo Rei e funciona de terça a sexta-feira, de 9h as 17h, e aos sábados de 9h às 12h. Para ter acesso, o visitante paga um valor simbólico de R$ 4 e estudantes pagam meia-entrada de R$ 2.

 

Rebeca Lima e Francisco José (TV Cidade Verde) 
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais