Cidadeverde.com

Equipe do Samu sofre novo ataque; caso aconteceu na Vila Irmã Dulce

Imprimir

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com

Uma equipe do Serviço de Atenção Médica de Urgência (SAMU) foi hostilizada na Vila Irmã Dulce, na zona Sul de Teresina. O caso aconteceu na noite do último domingo (06). O caso foi confirmado por representantes da Fundação Municipal de Saúde (FMS) durante audiência publica realizada nesta segunda-feira (07), na sede do Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI), para discutir a falta de segurança nas unidades de saúde de Teresina.

No momento da ocorrência quatro profissionais integravam a equipe do Samu.

A equipe foi até a Vila Irmã Dulce para atender uma ocorrência de trânsito.

"Um médico, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e o motorista estavam na ambulância fazendo a reanimação do paciente, quando foram hostilizados pela população", disse uma fonte ao cidadeverde.com.

A fonte ouvida pelo Cidadeverde.com explicou que a população estaria revoltada por conta do tempo que a ambulância levou para chegar até o local do acidente. Ainda segundo a fonte, esse é um problema recorrente no trabalho do Samu.

No momento do incidente a ambulância do Samu não estava sob escolta da viatura da Guarda Civil Municipal de Teresina.

Desde o dia 17 de julho, a Guarda Municipal passou a fazer a escolta de ambulâncias do Samu. Segundo o chefe da Coordenadoria Municipal de Segurança Pública Social e Patrimonial, Danúbio Carvalho, cada viatura da guarda municipal atuaria com três profissionais durante o atendimento do Samu, em áreas consideradas de risco na Capital.

A determinação partiu do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, um dia após ao ataque contra uma ambulância do Samu, que ocorreu no bairro Vamos Ver o Sol, na zona Sul de Teresina.

Durante o ataque, uma enfermeira e o motorista da ambulância foram feridos a bala. O médico da equipe, que não foi ferido, dirigiu a ambulância do Samu até o Hospital de Urgência de Teresina, onde os profissionais de Saúde e a vítima, que foi atendida por eles no bairro, foram socorridos.

Por meio de Nota, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) informa que o atendimento à vítima de acidente de trânsito, na Vila Irmã Dulce, no último domingo (06), seguiu todos os protocolos do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU).

Segundo relato da equipe do SAMU à FMS, ao chegar no local foi constatada a necessidade de reanimação cardíaca. E, pelo protocolo do SAMU, esse procedimento deve ser realizado no local da ocorrência.

Por desconhecer o protocolo, os familiares da vítima bateram na lataria do veículo e, ainda, tentaram invadir a ambulância no momento em que a equipe cumpria os protocolos de reanimação do paciente.

A Guarda Municipal interveio na situação e acompanhou a ambulância do SAMU até o hospital, onde o paciente foi internado.

Sobre o tempo de deslocamento da ambulância até o local do acidente, a FMS informou que o deslocamento é monitorado pelas equipes de socorro, por meio da central de atendimento do SAMU.

Segundo a FMS, esse tempo leva em consideração fatores médicos, como a urgência do estado de saúde do paciente, trabalho que é feito pelas equipe reguladoras em contato com o cidadão que solicitou o socorro do SAMU.

O tempo de deslocamento, também, depende da distância entre a base do SAMU e o local da ocorrência e o trânsito no momento do chamado.

 

 

Adriana Magalhães
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais