Cidadeverde.com

Draco apaga pichações de facção criminosa na zona Sul de Teresina

Imprimir

O Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) apaga na manhã desta quarta-feira (09), pichações relacionadas a uma facção criminosa na Vila Dagmar Mazza, zona Sul de Teresina.

A ação é uma continuidade dos trabalhos da Operação S.O.S DRACO 53 deflagrada ontem (08) na região, que resultou na prisão de 18 pessoas, sendo quatro envolvidas no ataque contra profissionais do SAMU ocorrido no dia 15 de julho.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Piauí, o trabalho também faz parte do processo de combate às facções criminosas no Piauí.

“Essas nossas ações aqui fazem parte desse processo de combate às facções criminosas e até uma ação que eu diria que é pioneira a nível de Brasil, além da gente deflagrar as operações, prender, retirar de circulação esses indivíduos que tem vínculo com essas facções criminosas, a gente vem e retira esses símbolos que foram promovidos por eles mesmos e a partir do momento que eles realizam uma pichação dessa, estão promovendo facção criminosa, então eles serão responsabilizados criminalmente, não é só o dano ao patrimônio público e privado não e serão responsabilizados criminalmente por esses atos”, explicou o coordenador do Draco, delegado Charles Pessoa.

Ainda segundo Charles Pessoa, a ação tem gerado resultados bastante positivos.

“A gente já vem fazendo isso em todas as regiões onde o Draco deflagra essas operações, além de apagar as pichações a gente continua com esse processo de monitoramento, de acompanhamento e o que a gente tem observado é que eles não voltaram a pichar, até que se retornarem, a gente com certeza intensifica ainda mais essas nossas ações”, reforçou. 

Foto: Secretaria de Segurança

A operação

Durante a operação S.O.S DRACO 53 foram presas 18 pessoas, cumpridos 15 mandados de prisão e 21 mandados de busca e apreensão domiciliar. Quatro armas de fogo, munições, celulares, entorpecentes e dinheiro foram apreendidos.

Segundo com o delegado-geral Luccy Keiko, entre os presos estão quatro pessoas envolvidas no atentado contra uma equipe do SAMU que baleou o condutor e uma enfermeira.

O delegado Charles Pessoa destacou ainda que líderes de uma facção criminosa que integravam o Tribunal do Crime ordenando as execuções também foram presos. 

 

Rebeca Lima e Gorete Santos (TV Cidade Verde) 
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais