Cidadeverde.com

TV Cidade Verde inicia série de reportagens sobre o Centro de Teresina

Imprimir

A TV Cidade Verde iniciou a série de reportagens sobre o Centro de Teresina, um resgate histórico em comemoração aos 171 anos da Capital do Piauí. Na primeira matéria foi mostrado um retrospecto da fundação da cidade, o marco zero na Igreja de Nossa Senhora do Amparo e a influência dos estilos arquitetônicos na construção de edificações. 

"Inicialmente, a nossa arquitetura era influenciada por um neoclássico tardio, a exemplo do atual prédio do Museu do Piauí, que hoje é a edificação de uso civil mais antiga da cidade. Mais para o final do século XIX, passamos a ter uma forte influência do ecletismo que se mostra presente em diversas edificações ainda, embora, infelizmente, a cidade tenha perdido boa parte do seu patrimônio arquitetônico. Temos hoje apenas representações isoladas como é o caso da antiga Escola Normal, hoje sede da Prefeitura Municipal de Teresina; alguns casarios na praça João Luís Ferreira, o Teatro 04 de Setembro, entre outras edificações", conta o arquiteto e urbanista Paulo Vasconcelos.

Na reportagem foi contada também a história do Museu do Piauí, um dos prédios do centro de Teresina, que guarda a memória do Piauí e já foi sede do Governo do Estado e do Tribunal de Justiça. 

O esvaziamento do Centro de Teresina também foi mostrado no especial  "Teresina no centro das atenções". Dona Lourdes, de 84 anos, é uma das poucas moradores que ainda vivem em um casarão na região. 

"A minha vida foi praticamente morando aqui. Tinha 17 anos e tenho agora 84. Era tudo perto e ficou ainda mais porque veio tudo para cá, o comércio. Ficou bom. Eu acho ótimo! [...] ia à missa, tinha o cinema, tinha a festinha no Clube dos Diários, onde a gente dançava, se divertia. Todo mundo ia só [...] não tinha essas coisas que hoje tem. Toda mocinha andava só, as mães deixavam", disse Lourdes. 

A semana dos 171 anos de Teresina também foi marcada por entrevistas no estúdio do Jornal do Piauí. O historiador Vitor Marcelo, o arquiteto e urbanista Washigton Fajardo, e o arquiteto Sanderland Ribeiro discutiram sobre as mudanças ao longo do tempo no centro da cidade.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais