Cidadeverde.com

Bombeiros combatem novo foco de incêndio a 7 km do Parque das Confusões

Imprimir

Foto: Ascom / Secretaria de Segurança Pública

O combate ao incêndio na região de Canto do Buriti, que já dura 15 dias, está sendo realizado em outra frente, a sete quilômetros do Parque Nacional da Serra das Confusões. A informação foi confirmada pelo Coronel Veloso, do Corpo de Bombeiros do Piauí.

Neste novo foco do incêndio, que a ameaça o Parque Nacional da Serra das Confusões, estão atuando homens do Corpo de Bombeiros, que atuam com o apoio do helicóptero cedido pela Polícia Militar do Piauí, dois carros pipas cedidos pela Secretaria Municipal de Defesa Civil, além de brigadistas contratados pelas prefeituras da região e de voluntários.

No combate ao fogo que avança em direção a Serra das Confusões o Corpo de Bombeiros enfrenta uma série de dificuldades.

"É uma área de mata fechada, de difícil acesso, tanto para os homens como para os caminhões pipa que levam água para os brigadistas. O acesso a água para encher os carros pipas também é complicado, eles precisam se deslocar por quilômetros para reabastecer e retornar até a frente de combate", explicou o coronel.

O Corpo de Bombeiros já está a oito dias nesta região, dando combate a esse incêndio. "Nosso trabalho lá não tem prazo para ser encerrado, enquanto houver fogo estaremos lá", salientou o coronel.

Segundo o coronel Veloso, a borda do incêndio na região tem 25 quilômetros de extensão e queima em várias frentes.

"É como se fosse uma bola de fogo, com 25 quilômetros de borda, que vai queimando em várias frentes. Essa dimensão não vai diminuir, a tendência é fogo avançar e o nosso trabalho é evitar esse avanço", explico o coronel Veloso.

O primeiro foco combatido pelo Corpo de Bombeiros, na Fazenda Santa Clara foi extinto. "O foco de incêndio na região da Fazenda Santa Clara, que estávamos combatendo até ontem (24), foi extinto, mas seguimos monitorando essa área para que ela não volte a queimar", informou o coronel.

Coronel Veloso explicou que nessa nova frente de combate, localizada a sete quilômetros do Parque Serra das Confusões, o combate ao fogo enfrenta as mesmas dificuldades da região da fazenda Santa Clara.

Segundo o coronel Veloso, o fogo em região de mata se comporta de forma peculiar.

"Mesmo após a extinção do fogo, alguns troncos permanecem queimado e uma fagulha pode reiniciar um incêndio, pois ela pode ser levada pelo vento por até 50 metros", explicou o coronel.

Prefeitura de Canto do Buriti realiza levantamento dos danos causados pelo incêndio

Segundo Maurício Leal, chefe de Gabinete da Prefeitura de Canto do Buriti, a gestão municipal está realizando um levantamento dos prejuízos causados pelo fogo no município.

"Estamos na fase de finalização do levantamento dos prejuízos causados pelo incêndio. O levantamento vai apontar os prejuízos gerais a equipamentos públicos e os danos ambientais", explicou Maurício Leal.

Ainda segundo o chefe de gabinete do município, a área atingida pelo fogo foi bastante extensa e atingiu áreas utilizada na agricultura familiar, pecuária e uma grande área de vegetação nativa. 

 

Adriana Magalhães
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais