Cidadeverde.com

Tribunal do Júri julga hoje (1) acusado de matar a estudante Janaína Bezerra

Imprimir
  • WhatsApp_Image_2023-09-01_at_09_48_09.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde
  • WhatsApp_Image_2023-09-01_at_09_48_09_(1).jpeg Renato Andrade/Cidadeverde
  • WhatsApp_Image_2023-09-01_at_09_48_10.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde
  • WhatsApp_Image_2023-09-01_at_08_59_52_(1).jpeg Renato Andrade/Cidadeverde
  • WhatsApp_Image_2023-09-01_at_09_02_39_(1).jpeg Renato Andrade/Cidadeverde
  • WhatsApp_Image_2023-09-01_at_09_02_39.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde
  • WhatsApp_Image_2023-09-01_at_08_59_52.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde
  • WhatsApp_Image_2023-09-01_at_08_35_20.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde

Atualizada às 9h30

Após ter sido adiado, a 1ª Vara do Tribunal Popular do Júri da Comarca de Teresina realiza nesta sexta-feira (1) o julgamento de Thiago Mayson da Silva Barbosa, acusado de estuprar e matar a estudante de jornalismo Janaína Bezerra da Silva. O crime aconteceu no último mês de janeiro, dentro de uma sala da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O julgamento foi adiado pela segunda vez, depois que a defesa do réu não compareceu alegando outros compromissos. 

O julgamento deveria ter ocorrido no dia 17 de agosto, mas foi adiado após a UFPI não ter indicado servidores para participar do Júri Popular. Em nota, a Ufpi admitiu que houve “equivoco interno". A sessão do Júri acontece no Fórum de Teresina e está prevista para iniciar às 8h30. 

A advogada Rosemary Mendes, da Frente Popular de Mulheres contra Feminicídio, pediu por Justiça no caso.

Foto: Arquivo Pessoal 

“O feminicídio é a força brutal do crime contra a mulher, pois a força da mulher foi tirada e esse crime nos comove como sociedade, quanto mães, avós, toda a sociedade se comove com a vida das mulheres perdidas. Ela era uma jovem promissora, que tinha toda uma perspectiva de vida que foi interrompida. Por questões processuais foi adiado o julgamento, mas hoje a sociedade piauiense espera que a Justiça seja feita e que hoje ocorra a sessão e que o acusado possa cumprir a pena proporcional ao crime hediondo”, afirmou.

Janaína Bezerra foi morta na madrugada do dia 28 de janeiro. Thiago Mayson foi preso no mesmo dia. A investigação realizada pelo Núcleo de Feminicídio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) indiciou o acusado por homicídio duplamente qualificado, incluindo feminicídio, além de estupro, vilipêndio de cadáver e fraude processual.

A audiência de instrução processual do caso ocorreu no dia 5 de abril deste ano. Na ocasião foram ouvidas testemunhas e o acusado. Depois o juiz Antônio Nollêto analisou as provas, e no dia 30 de maio foi publicado no Diário Oficial do Tribunal de Justiça a decisão do juiz para que o caso fosse levado a julgamento no Tribunal do Júri, mas a data do julgamento ainda não tinha sido definida.

Thiago Mayson segue preso desde o dia 28 de janeiro. O processo segue em segredo de justiça por se tratar de um caso envolvendo estupro.

 

O caso

O assassinato da estudante de jornalismo teve repercussão nacional e desencadeou debates e protestos sobre a violência de gênero e a insegurança no campus da Ufpi em Teresina. Ela foi morta e teve as vértebras do pescoço deslocadas após uma calourada na instituição de ensino. A investigação do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) apontou que ela ainda foi vítima de estupro viva e depois assassinada.

O acusado foi preso horas após o crime. Para a advogada dele, que preferiu não se identificar, Thiago Mayson nunca teve a intenção de matar Janaína. Academicamente, a comissão de sindicância da Ufpi concluiu pela expulsão do estudante de mestrado, o que ainda não aconteceu.

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

 

Bárbara Rodrigues e Gorete Santos
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais