Cidadeverde.com

Feriado da Independência: comércio funciona em horário diferenciado em Teresina

Imprimir

Fotos: Renato Andrade/Cidadeverde.com

O comércio de Teresina vai funcionar com horário diferenciado nesta quinta-feira, dia 7 de setembro, em decorrência do feriado da Independência do Brasil.

O Sindicato dos Lojistas do Comércio no Estado do Piauí (Sindilojas) informou que, com base na última convenção coletiva, está autorizado o funcionamento dos estabelecimentos comerciais durante o feriado, mediante pagamento de R$ 80, para cada colaborador, sob a forma de indenização.

De acordo com o presidente do Sindilojas, Tertulino Passos, o funcionamento do comércio é importante para a recuperação econômica dos lojistas. “Esse é um momento em que não podemos ter nenhum dia fechado, exatamente para tentar fazer a recuperação daquilo que já se perdeu no passado. Nós esperamos que todas as lojas estejam abertas e que o consumidor possa prestigiar aquela sua loja de preferência e possa ter tranquilidade para realizar suas compras”, afirmou o presidente.

Shoppings

Rio Poty 

  • Lojas e Quiosques:  Abertos das 10h às 22h.
  • Parques: Funcionamento de  14h às 22h.
  • Bodytech:  Academia aberta de 09h às 14h.
  • Lazer e Alimentação: Abertos das 10h às 22h.
  • Cafeterias:  Das 10h às 22h.
  • Cinema: Sessões disponíveis das 13h às 22h.
  • Lotérica:  Aberta das 12h às 18h.
  • Sicredi, Western Union e Espaço da Cidadania: Fechados.
  • Bio Análise: Aberto das 06h30 às 18h30.

Riverside

  • Lojas: de 14h às 20h
  • Quiosques: 14h às 20h 
  • Alimentação e lazer: 10h às 22h 
  • Supermercado: 8h às 22h 
  • Panificadora: 7h às 22h 
  • Academia: 8h às 14h 
  • Clínicas médicas e odontológicas: opcional

Teresina Shopping

  • Lojas Satélites - funcionarão de 14h às 20h.
  • Âncoras e Mega Lojas - poderão funcionar das 10h às 22h Espaço Família - funcionará das 12h às 20h.
  • Lojas de Alimentação e Parque - funcionarão das 10h às 22h. Cafeterias - poderão funcionar das 10h às 20h.
  • Carrefour - funcionará de 8h às 22h.
  • Cinemas - abertura das bilheterias às 12h30.
  • Smart Fit - funcionará das 8h às 14h.

Bancos

As agências bancárias não estarão abertas para atendimento presencial ao público no feriado. Na sexta-feira, dia 8, as agências abrem normalmente para atendimento ao público.

No sábado (9) e no domingo (10), as áreas de autoatendimento dos bancos estarão disponíveis aos clientes, assim como os canais digitais e remotos dos bancos, como sites e aplicativo, para a realização de transferências e pagamento de contas.

As contas de consumo, como água, energia e telefone, e os carnês com vencimento no dia 7 de setembro poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte ao feriado, ou seja, sexta-feira.

Órgãos Públicos

Os órgãos do Governo do Piauí e da Prefeitura de Teresina não abrem nesta quinta-feira, e ficam em funcionamento apenas os serviços considerados essenciais como segurança e saúde.

O Governo do Piauí informou que não irá decretar ponto facultativo na sexta-feira. Já a Prefeitura de Teresina decretou e os órgãos municipais não funcionam também na sexta. 

As urgências e emergências dos hospitais públicos municipais de Teresina funcionm normalmente no feriado assim como o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Já as maternidades da rede municipal funcionam normalmente para internações.

O SAMU funciona com médicos reguladores, operadores de rádio e telefonistas auxiliares de regulação médica e também a equipe do Centro de Zoonoses está de plantão para recolhimentos de cães, gatos e atendimentos clínicos, bem como para administração de vacinas como a da raiva.

Já as Unidades Básicas de Saúde (UBS), salas de vacina e a parte ambulatorial dos hospitais (marcação de consultas e exames)  e Lineu Araújo não funcionam.

Supermercados

Pão de Açúcar

Nesta quinta-feira as unidades do Pão de Açúcar em Teresina funcionarão normalmente. A loja localizada na avenida Frei Serafim terá atendimento de 7h às 20h e a unidade na Dom Severino de 6h às 23h. Já nos bairros São Cristóvão e Jockey as respectivas lojas funcionam de 7h às 21h.

Mercado Extra

Já o Mercado Extra de Teresina, localizado na avenida Barão de Gurgueia, funcionará com horário reduzido na quinta-feira, dia 07, com atendimento ao público de 7h às 20h. No dia seguinte (8), a loja abrirá normalmente: de 07 às 22h.

Carvalho Super e Mercadão

As unidades vão funcionar em horário normal, com exceção da filial do Shopping da Cidade onde o funcionamento é apenas de 8h ás 13h.

Lojas do Assaí 

 As lojas do Assaí Atacadista no Piauí funcionarão em horário normal. Todas as unidades de Teresina (Teresina Dirceu, Raul Lopes e Kennedy) quanto as unidades de Parnaíba e Picos estarão abertas das 07h às 22h.

INSS

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ficam fechadas neste dia 7 de setembro.

A Central Telefônica 135 também não funciona no feriado para atendimento humano, mas é possível navegar pelos serviços automatizados, nas opções do menu inicial na Unidade de Resposta Audível (URA).

Os cidadãos podem acessar mais de 100 serviços do INSS a distância e a qualquer hora pelo Meu INSS (aplicativo e site meu.inss.gov.br). Por meio do canal, é possível requerer benefícios, emitir extratos, cumprir exigências e agendar atendimento presencial, além de tirar dúvidas sobre serviços e benefícios com a assistente virtual Helô.

Equatorial Piauí

A Equatorial Piauí informa que não haverá atendimento presencial nas agências e postos credenciados do estado do Piauí. As atividades serão retomadas na manhã de sexta-feira, dia 8 para todo o estado, com exceção da cidade de Parnaíba. 

 

Bárbara Rodrigues
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais