Cidadeverde.com
Esporte

Com projeto Iporanga, Piauí terá 16 atletas no Campeonato Brasileiro de canoagem

Imprimir

Fotos: Arquivo Pessoal/Projetoiporanga

 

Por Pâmella Maranhão 

Entre os dias 20 a 24 de setembro acontece o Campeonato Brasileiro de Canoagem velocidade e Paracanoagem, em Lagoa Santa (MG). O Piauí terá 16 atletas disputando a competição através da escola Iporanga, localizada na cidade de José de Freitas, em que mais de 60 atletas treinam diariamente na Barragem do Bezerro. Ao longo da última semana, os responsáveis pelo projeto usaram as redes sociais para conseguir arrecadar o valor necessário para arcar com os custos e com apoio de familiares e alguns apoios vão conseguir representar o estado na competição. 

“Não foi fácil, mas com ajuda um pouquinho de cada lado conseguimos o recurso faltando três dias para o campeonato e hoje estamos mais aliviados”, afirmou Diego Viana, responsável pelo projeto Iporanga. 

O projeto é recente e já tem cerca de 60 crianças treinando diariamente no Iporanga. O projeto faz um trabalho voltado não apenas na parte competitiva, voltado também para saúde mental, desenvolvimento escolar e tornar esses alunos atletas cidadãos. Porém, mesmo com o curto tempo de trabalho os primeiros frutos estão sendo colhidos com alguns nomes se destacando e com oportunidade de competir internacionalmente. 

O projeto Iporanga Canoagem surgiu em 2018, na cidade de José de Freitas e tem Luís Carlos Cardoso, piauiense natural da cidade de Picos e medalhista de prata nos jogos Paralímpicos como padrinho. 

“Temos um atleta com tempo para competir a nível internacional. Na próxima semana terá o Sul-Americano e pretendemos colocar uma ou duas crianças no Sul-Americano e isso é muito importante para Iporanga, para José de Freitas e para o Piauí e estamos levando 16 alunos mais três da comissão técnica”, disse Diego Viana. 

O João Silva, 15 anos, é um dos nomes que se vive a expectativa de ser convocado para seleção brasileira de canoagem e marcar presença no Sul-Americano, no Pan-Americano é nome mais forte da equipe piauiense atualmente. Atualmente, João Silva irá remar na categoria menor (sub-15). 

O Sul-Americano e Pan-Americano acontece na semana seguinte do Brasileiro nos dias 29 e 30 de setembro, na cidade de Lagoa Santa (MG). 

 

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais