Cidadeverde.com

Thiago Mayson é condenado a 18 anos de prisão por matar e estuprar Janaína Bezerra

Imprimir

Foto: Arquivo Pessoal

Por Breno Moreno e Roberto Araújo

O Tribunal do Júri condenou Thiago Mayson da Silva Barbosa a 18 anos e 6 meses de prisão pelo estupro e assassinato de Janaína Bezerra. A estudante de Jornalismo foi morta em janeiro deste ano, no campus da Universidade Federal do Piauí (UFPI) em Teresina.  

A advogada de acusação, Florence Rosa, questionou a dosimetria da pena aplicada ao condenado. Segundo ela, a expectativa é que Thiago Mayson fosse condenado a 70 anos de prisão devido a qualificadora de feminicídio, que constava na denúncia contra o réu. 

"Ele foi condenado a uma pena de 18 anos e 6 meses por todos os delitos imputados à denúncia, entretanto em relação ao feminicídio, a nossa percepção é de que houve uma confusão por parte dos jurados quanto a tese descalcificatória, essa é a nossa percepção, e em razão disso nos vamos entrar com recurso", disse a advogada.

 

 

Thiago Mayson foi condenado pelos crimes de homicídio qualificado, emprego de meio cruel, estupro de vulnerável, vilipêndio de cadáver e fraude processual. 

O julgamento foi iniciado na manhã da sexta-feira (29) e concluído nas primeiras horas da manhã deste sábado (30), após todas as testemunhas e o acusado serem ouvidos. A sessão, presidida pelo juiz Antônio Nollêto, da 1ª Vara do Tribunal Popular do Júri da Comarca de Teresina. 

O julgamento

A família e a imprensa não tiveram acesso ao julgamento, realizado depois de dois adiamentos. Vídeos e provas coletadas durante a investigação devem se apresentadas ao conselho se sentença- formado por quatro homens e três mulheres-durante o júri.

Do lado de fora, familiares da vítima aguardavam a conclusão do júri. Em mais um desabafo, a mãe da estudante de jornalismo, Maria do Socorro Nunes, cobrou uma resposta da Justiça e disse que "a filha precisa descansar". 

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

O depoimento das testemunhas de acusação aponta ainda que, em primeiro momento, logo após o crime, o estudante de mestrado negou até mesmo que conhecia Janaína. A defesa de Thiago Mayson arrolou as mesmas testemunhas de acusação. 

Relembre o caso

Janaína Bezerra foi encontrada morta na madrugada do dia 28 de janeiro, após uma calourada estudantil na UFPI. Thiago Mayson foi preso no mesmo dia como o principal suspeito pelo crime cometido dentro das instalações da instituição de ensino. 

A investigação realizada pelo Núcleo de Feminicídio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) indiciou o acusado por homicídio duplamente qualificado, incluindo feminicídio, além de estupro, vilipêndio de cadáver e fraude processual.

Foto: Arquivo Pessoal

 

VEJA TAMBÉM: Delegada do caso Janaína diz que ficou "surpresa" após tribunal não considerar crime de feminicídio

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais