Cidadeverde.com

Teresina registra final de semana violento; quatro homicídios em 24 horas

Imprimir

Teresina registrou um final de semana violento. Em menos de 24 horas foram quatro homicídios na capital. Duas vítimas foram mortas a tiros, com características de execução, e duas outras foram mortas a facadas. Os crimes aconteceram nos bairros Satélite, Jacinta Andrade e São Joaquim, Dirceu, zonas Leste, Norte e Sudeste, respectivamente.

Para o coordenador do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Francisco Baretta, os crimes de homicídio despertam um clamor popular e deixam uma sensação de insegurança, mas é preciso primeiro analisar as circunstâncias em que ele aconteceram.

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com

"Um homicídio é um crime grave. O crime contra a vida traz um maior clamor público, mas precisamos avaliar as circunstâncias em que ele aconteceram. Esse final de semana tivemos quatro homicídios em menos de 48 horas. Vizinhos se desentendem e um esfaqueia o outro; no outro caso, a vítima vendeu um bem e não entregou; o outro homem foi morto, provavelmente, por alguém que estava lá bebendo com ele. São crimes e circunstâncias pontuais. A Polícia Civil está fazendo o seu trabalho, mas é preciso que cada um faça uma análise e veja como os fatos aconteceram em si", disse

Pedreiro é esfaqueado e morto no bairro Satélite

A primeira morte foi registrada no bairro Satélite, zona Leste, por volta das 19h, de sábado (14). A vítima identificada como Carlos Cesar da Silva, 47 anos, foi encontrado sem vida pela família.

Cesar trabalha como pedreiro e estaria ajudando a ornamentar uma festa na Igreja da comunidade. Ao sair da igreja, ele teria ido consumir bebida alcoólica, num local que sempre frequenta, lá ele foi esfaqueado e encontrado já sem vida. Cesar tinha lesões no tórax e nas costas.

Pizzaiolo é morto com vários tiros na porta de casa, no Jacinta Andrade

O segundo homicídio foi registrado por volta de 1h no domingo (15), no bairro Jacinta Andrade, na zona Norte de Teresina.

O pizzaiolo Lucas Fernandes Alves de Almeida, 29 anos, foi morto quando chegava do trabalho. Ele foi alvejado por vários disparos de pistola 9 milímetros e ponto 40.

Segundo Baretta,  Lucas estava na porta de casa conversando com o colega de trabalho que havia dado carona à vítima, quando ambos foram surpreendidos por um carro prata.

Lucas foi alvejado com vários tiros na região da cabeça, costas, antebraço e pescoço e veio a óbito na porta de casa. O colega de trabalho de Lucas não ficou ferido na ação. Nenhum pertence da vítima foi levado.

A polícia apurou no local do crime que esse mesmo veículo estaria fazendo rondas na rua onde Lucas residia desde às 22h e que Lucas estaria sendo ameaçado por um homem que não teve a identidade revelada.

A família informou que Lucas anunciou a venda de uma motocicleta em um site de compra e venda por R$ 5 mil, que havia recebido o pix do comprador e não entregou o veículo.

O comprador procurou Lucas algumas vezes para reaver o dinheiro, sem sucesso. Em determinado momento, o comprador foi até a casa de Lucas, na companhia de outros homens, para ameaçá-lo, mas não o encontraram.

O delegado Baretta acrescentou que Lucas já havia sofrido um atentado antes. E por esse motivo foi embora para Brasília, por um tempo. Agora, na volta ao Piauí, estaria trabalhando em uma pizzaria.

"Nós não estamos afirmando que essa foi a motivação do crime, mas é uma linha de investigação que o DHPP não pode ignorar", afirmou o coordenador do DHPP.

Homem é morto a facadas por vizinho no bairro Dirceu Arcoverde

A terceira e a quarta mortes aconteceram pouco depois das 13h, no domingo (15), nos bairros Dirceu Arcoverde I, zona Sudeste de Teresina, e São Joaquim, na zona Norte da Capital.

Foto: Reprodução / Redes sociais

No Dirceu, um homem identificado como Ítalo de Cássio Silva Costa, 25 anos, foi morto com golpes de faca. O crime a poucos metros do quartel do 8º Batalhão da Polícia Militar.

O suspeito do crime é Raimundo José de Sousa, vizinho da vítima que foi preso em flagrante. Segundo informações de populares, Italo e o suspeito estariam ingerindo bebida alcoólica no mesmo bar, em mesas separadas.

Segundo testemunhas, Ítalo saiu do bar para fazer uso de substância entorpecente, possivelmente cocaína, na residência da neta do suspeito. Ainda segundo as testemunhas, o suspeito reclamou com Ítalo e pediu que ele saísse da casa de sua neta.

Ítalo retornou ao bar e o suspeito pediu para servirem uma cerveja a ele. Alguém tempo depois, ele teria saído da sua mesa e ido até a mesa do suspeito. Nesse momento eles se desentenderam, entraram e luta corporal e Ítalo foi golpeado na região do abdômen, a vítima ainda caminhou alguns metros e caiu, sem vida, na porta de sua casa.

A Polícia Militar foi chamada e isolou o local do crime até a chegada da perícia do Instituto Médico Legal (IML) e da Polícia Civil.

O suspeito foi preso poucos minutos depois pela PM na sua residência.

Populares revoltados acompanharam o momento da prisão. A Força Tática foi chamada para conter a multidão que acompanhava a prisão.

Adolescente é assassinado na porta do mercadinho da família no São Joaquim

A outra morte foi registrada no São Joaquim e vitimou o adolescente João Pedro Francisco de Araújo Borges, 18 anos, que estava trabalhando com a mãe, no mercadinho da família quando foi assassinado a tiros, por volta de 13h30. O crime aconteceu nas proximidades do Mercado Público do bairro.

Segundo a mãe da vítima, que presenciou toda a ação, dois homens passaram de motocicleta diante do mercadinho. João Pedro teria alertado a mãe que se tratavam de assaltantes. Tempos depois, os dois homens voltaram e disseram a João Pedro "Toma! Para você deixar de ser 'cabueta'" e atiraram contra a vítima, que teve morte imediata.

João Pedro era usuário de drogas e já havia sido conduzido até a Central de Flagrantes quando foi pego pela polícia com uma bolsa contendo drogas.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais