Cidadeverde.com

Mais de 50 combatentes e brigadistas atuam em incêndios na Serra das Confusões no Piauí

Imprimir

Foto: Reprodução/Corpo de Bombeiros 

Por Rebeca Lima 

Os incêndios que atingem o Parque Nacional da Serra das Confusões seguem nesta segunda-feira (23). Ao Cidadeverde.com, o chefe do parque, José Wilmington Paes Landim, informou que mais de 50 pessoas, entre combatentes e brigadistas, trabalham para extinguir as chamas.

“Aqui, nós temos o incêndio de Caracol, no qual estamos com 17 combatentes, sendo 13 combatentes do ICMBio e mais 4 colaboradores brigadistas que estão nos ajudando. Temos outro evento entre os municípios de Cristino Castro e Alvorada do Gurguéia, onde temos 20 brigadistas do ICMBio e mais sete do Prevfogo Ibama, além de cerca de 11 combatentes do Corpo de Bombeiros que estão na condução de um helicóptero para combater esse incêndio na região no noroeste”, explicou José Wilmington.

O chefe do parque destacou ainda que o incêndio que vem da região de Cristino Castro já dura cerca de dez dias, e o fogo em Caracol, três dias. Ele reforçou que, pelas imagens de satélite geradas hoje (23), já deu para perceber que os incêndios diminuíram.

“Acompanhamos em tempo real e observamos que ambos os incêndios diminuíram bastante porque as equipes estão combatendo os focos. Os brigadistas trabalham durante a noite. Em Cristino Castro, há um helicóptero, pois o incêndio ficou muito distante de onde deixam as viaturas. Então, o helicóptero transporta as pessoas da localidade, os brigadistas, e os leva até o fogo, onde permanecem durante a noite, e no dia seguinte, o helicóptero volta para buscá-los”, acrescentou.

José Wilmington apontou também que o levantamento da área queimada do parque e dos animais que não sobreviveram ao incêndio será realizado somente após o trabalho de combate aos focos.

“Essa avaliação é feita após o término do incêndio. Nosso foco agora é combater o fogo, e depois veremos o estrago que o fogo causou”, ressaltou. 

Em entrevista ao Notícia da Manhã, o subcomandante do Corpo de Bombeiros, coronel José Veloso, destacou que mais oito brigadistas contratados pelo Ibama devem reforçar o trabalho das equipes na Serra das Confusões.

“Há previsão de chegada de mais 8 brigadistas contratados pelo Ibama, toda uma equipe, uma série de órgãos trabalhando em conjunto, atuando para combater esse incêndio”, reforçou.

Já sobre o terceiro incêndio que vem da Bahia, o chefe do parque informou que as chamas ainda não chegaram na parte interna e estão afetando somente o entorno do local.  

Veja também: 

Parque Nacional da Serra das Confusões

O Parque Nacional da Serra das Confusões é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza localizada na região sudoeste do estado do Piauí. O território do parque está distribuído pelos municípios de Alvorada do Gurguéia, Bom Jesus, Brejo do Piauí, Canto do Buriti, Caracol, Cristino Castro, Curimatá, Guaribas, Jurema, Redenção do Gurgueia, Santa Luz e Tamboril do Piauí. 

Com uma área de 823 mil hectares, Serra das Confusões é o maior parque do Piauí e da região nordeste do Brasil.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais