Cidadeverde.com

Entidades comerciais do Piauí lançam manifesto contra a “Lei das Calçadas”

Imprimir
  • camelos_centro_Renatoo_(5).jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • camelos_centro_Renatoo_(4).jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • camelos_centro_Renatoo_(3).jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • camelos_centro_Renatoo_(2).jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • camelos_centro_Renatoo_(1).jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • camelos_centro_renato_(5).jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • camelos_centro_renato_(4).jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • camelos_centro_renato_(3).jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • camelos_centro_renato_(2).jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • camelos_centro_renato_(1).jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com

Por Adriana Magalhães

Três entidades piauienses, que representam os empresários do comércio do Piauí, lançaram o “Manifesto pelo Desenvolvimento Sustentável de Teresina”, e se posicionaram contra o Projeto de Lei da Prefeitura Municipal, que autoriza a permanência de vendedores ambulantes nas vias públicas da cidade. O projeto de lei chegou a tramitar na Câmara de Vereadores, mas foi arquivado pela Comissão de Legislação e Justiça daquela casa.

O manifesto é assinado pelo Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas-PI), Federação do Comércio do Piauí (Fecomércio-PI) e Câmara de Dirigentes Lojistas de Teresina (CDL), e destaca a importância do comércio ambulante, mas alerta que o atual projeto pode prejudicar o comércio formal e prejudicar a acessibilidade nas ruas e calçadas da cidade.

Segundo a Associação dos Microempreendedores e Trabalhadores Informais de Teresina, existem cerca de 600 ambulantes atuando nas ruas da cidade.

Entenda a Lei das Calçadas

O projeto de lei encaminhado pelo prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), à Câmara Municipal, autorizava a permanência de ambulantes em vias públicas de Teresina foi tema de audiência pública, na Câmara, no dia 16 de outubro.

Segundo o projeto, o município poderia autorizar a venda de produtos em ruas, em ônibus, no metrô, estacionamentos e espaços públicos. Uma das exigências é que o ambulante ficasse a 1m da calçada para não atrapalhar a circulação de pessoas.

A questão da acessibilidade foi o principal ponto apontado pelos vereadores que compõem a comissão de Legislação e Justiça para arquivar o projeto de lei.

Agora, o líder do prefeito na Câmara, vereador Antônio José Lira, apresentou recurso na Câmara questionando o voto da comissão que arquivou o projeto.

Confira abaixo o manifesto completo das entidades.

Manifesto pelo Desenvolvimento Sustentável de Teresina

Nós, representantes do comércio estabelecido em Teresina, expressamos preocupação com o Projeto de Lei em análise no legislativo municipal. Este projeto visa liberar a atividade de ambulantes nas vias centrais e em toda a cidade sem uma devida análise técnica.

Entendemos a importância dos ambulantes na economia local, porém a falta de um estudo prévio inclusive sabendo quantos serão beneficiados, resultará em concorrência desordenada afetando o comércio formal, a ordem urbana, a acessibilidade, a segurança dos cidadãos e os próprios ambulantes.

Reconhecemos a necessidade de revitalizar o centro de Teresina, beneficiando ambulantes e estabelecimentos formais. Um projeto técnico pode incluir áreas adequadas para ambulantes, mantendo a ordem e segurança, como o Shopping da Cidade.

Solicitamos que o Executivo e Legislativo reavaliem a proposta, buscando soluções equilibradas e técnicas.

Apelamos para a sensibilidade do Senhor Prefeito e sua equipe bem como dos nossos representantes na Câmara Municipal na busca de soluções que promovam o desenvolvimento sustentado de Teresina, beneficiando harmonicamente os que aqui vivem e trabalham!

Leia também

Prefeitura propõe ambulantes em vias públicas, em ônibus e até no metrô; veja o que muda

Projeto que busca flexibilizar comércio informal no Centro de Teresina gera discussão entre comerciantes

Em audiência tensa, secretário nega que PL flexibilizará mercado informal no Centro

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais