Cidadeverde.com

Caminhoneiro pode ter sido negligente em morte de motociclista atingido por poste, diz delegado

Imprimir
  • a.jpg Renato Andrade / Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2023-10-26_at_12_35_51.jpeg Renato Andrade / Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2023-10-26_at_12_35_50.jpeg Renato Andrade / Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2023-10-26_at_12_35_40.jpeg Renato Andrade / Cidadeverde.com

Por Roberto Araujo

A Delegacia de Trânsito da Polícia Civil vai iniciar nesta sexta-feira (27) o inquérito que vai apurar a morte do motociclista que foi atingido por um poste após um caminhão que carregava uma caixa d'água puxar os fios da rede elétrica. A vítima foi identificada como Francitônio Alves de Carvalho, de 31 anos. Ele estava com a esposa na garupa, que sobreviveu. O acidente aconteceu na tarde desta quinta-feira (26) no bairro Pedra Mole, zona Leste de Teresina.

O delegado Carlos Cesar Carvalho, titular da Delegacia de Trânsito, disse ao Cidadeverde.com que a investigação vai apontar se o condutor teve alguma responsabilidade culposa, ou seja, sem a intenção de provocar a morte. Ele conta que o motorista do caminhão pode ter agido com negligência ao perceber o tamanho da caixa d'água e a altura dos fios.

"Ele pode ter agido com negligência, imprudência, ao dirigir com uma caixa d'água muito alta. Ele pode ter sido negligente vendo os fios de alta tensão e não ter parado a marcha do carro dele. Se ele tivesse sido diligente, não teria provocado o rompimento dos fios, e a quebra do poste e ele não teria caído sobre o motociclista que estava passando na via pública", disse.

De acordo com o delegado, o motorista do caminhão deverá ser ouvido, além de outras testemunhas que presenciaram o acidente. Os resultados das perícias feitos nesta quinta também serão fundamentais para a elucidação do acidente e eventual responsabilização.

"A gente espera os resultados das perícias, oficia a Polícia Militar para ver as primeiras impressões que teve do local, geralmente a PM emite boletim de acidente de trânsito, e a gente oficia o Instituto de Criminalista, porque geralmente o perito foi ao local do acidente, e emite laudo de exame local de acidente, o corpo da vítima é encaminhado pro IML, e é feito laudo de exame necroscópico, e vamos ouvir o caminhoneiro e possíveis testemunhas", explicou.

Ainda conforme o delegado, os crimes de trânsito geralmente são crimes culposos, ou seja, sem intenção de matar, e acarretam em punições mais brandas do que em casos em que há intenção de matar. 

Foto: Arquivo pessoal

Acidente

O acidente foi provocado por um caminhão que carregava uma caixa d’água de cerca de 15 mil litros. Segundo relato dos moradores que presenciaram o acidente, a caixa d’água atingiu fios de alta tensão que arrastaram o poste, que acabou caindo, momento em que atingiu e matou o motoqueiro que passava pelo local. Nas fotos é possível ver que a caixa d'água ficou danificada com o impacto.

Na motocicleta estavam a vítima e a esposa, que mesmo ferida após o impacto, pulou da moto e conseguiu sobreviver. A mulher estava com um machucado na cabeça e foi socorrida pelo Samu. O casal trabalha num supermercado da região e Francitonio estaria levando a esposa para o trabalho no momento do acidente. O casal tem um filho, de apenas sete anos.

João Barbosa, funcionário da Equatorial, informou que não é possível saber se Francitonio morreu devido a pancada ou pela descarga elétrica, apenas a perícia poderá esclarecer. 

Ainda de acordo com João, foi interrompido o fornecimento de energia para permitir que fosse realizada a perícia, além da retirada do corpo da vítima.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: